terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ninguém joga mais à bola que o leão


Domingos Paciência chegou a Alvalade com a missão de construir um novo Sporting e foi incumbido pela então recém-eleita Direcção de dotar a equipa de uma identidade própria, dominadora, agressiva, própria de um candidato ao título comprometido com a obrigação de proporcionar bons espectáculos aos seus adeptos.

Ora, segundo os números acumulados ao longo das primeiras sete jornadas da Liga ZON Sagres, está no bom caminho: é que não há equipa em Portugal que jogue mais à bola que a do emblema verde e branco. Ou seja, a formação de Domingos é aquela que contabiliza maior número de bolas jogadas e também a que melhor uso faz de cada uma, já que também está à frente da concorrência não apenas no número de passes efectuados como também naqueles que são feitos de forma correcta e com o melhor destino.

Os leões lideram ainda no número de faltas sofridas e, por consequência, no total de livres directos favoráveis.

Certo é que a filosofia de Domingos Paciência - defender e pressionar mais à frente, tentando recuperar a bola no campo do adversário - começa a dar os seus frutos; a série de seis triunfos consecutivos, entre campeonato e Liga Europa, é disso o melhor exemplo. E também ilustra uma tendência que tem igualmente expressão nos números oficiais: 48,4 por cento do tempo de posse de bola do Sporting corre com esta jogada no campo do adversário, o que coloca a equipa de Domingos no grupo que mais tempo passa no terreno do seu oponente.

A força do meio-campo é um dos grandes trunfos desta revolução e está na base da criação de uma identidade que parece assumir forma definitiva: com a parceria estabelecida entre Rinaudo, Schaars e Elias, o sector intermédio assegura simultaneamente intensidade e profundidade na pressão, capacidade de gestão da posse de bola e até presença efectiva no último terço do terreno, sobretudo através dos remates e livres do holandês e das movimentações do internacional brasileiro, mais próximo do avançado.


4210


O número de bolas jogadas pelo Sporting ao longo das primeiras sete jornadas, número que faz dos leões a equipa que mais contactos tem em toda a Liga ZON Sagres, a uma média de 601,4, a uma boa distância do Benfica, segundo desta lista, com 587,3 bolas jogadas por encontro.

2734


O número de passes correctamente executados e bem dirigidos pelos leões no campeonato. O Sporting é o clube que maior número de passes certos efectuou - a uma média de 391 por jogo, acima dos 383 do segundo da lista, o FC Porto, e exibe uma boa percentagem de eficácia: 75%.

48,4


A percentagem do tempo de posse de bola no meio campo do adversário, número que coloca os leões ao nível do FC Porto e ligeiramente atrás do Benfica (48,9).

136


As faltas cometidas sobre os jogadores do Sporting, valor que faz dos leões os mais castigados de toda a Liga ZON Sagres, a uma média de 19,4 faltas sofridas por cada partida jogada.

Sem comentários:

Enviar um comentário