sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sporting sempre pioneiro!


Uns nascem para fazer gaiolas, outros pensam no bem estar das pessoas!

O Sporting assinalou na manhã de sexta-feira, no hall vip do Estádio José Alvalade, a entrada em funcionamento do Programa de DAE (desfibrilhação automática externa). Esta iniciativa surge no âmbito da criação de Programas de DAE.


O Sporting possui, neste momento, 18 operacionais e três desfibrilhadores externos. Na demonstração realizada na manhã de sexta-feira, José Diogo Salema (director de campo) e Helena Duarte (coordenadora do Multidesportivo), foram os operacionais do Sporting que demonstraram o que aprenderam no período de formação dada pelo INEM e a Ocean Medical.

Francisco Castro, médico da Ocean Medical e responsável pela formação, salientou: “Vamos fazer uma pequena simulação de paragem cardio-respiratória.” Miguel Oliveira Soares, presidente do INEM, disse: “ Nesta operação houve três pontos fundamentais: o primeiro foi não haver a preocupação de saber cor clubística da vítima; o segundo é que o Sporting deu um exemplo que será seguido por muitos outros; o terceiro ponto está relacionado com o projecto que o INEM tem. Neste momento existem perto de oito mil operacionais que sabem fazer esta operação, que é importante para a cadeia de sobrevivência. O INEM passou de 90 ambulância com desfibrilhadores automáticos externos para mais de 400. Salvar mais vidas é o objectivo destas iniciativas.”

Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente do Conselho Directivo, a terminar esta sessão disse: “Apraz-me registar que somos pioneiro em algo que para nós é extremamente importante: defesa intransigente das pessoas que nos visitam. Recebemos bem todos quantos nos visitam e isso traduz-se em dotar o Estádio com três desfibrilhadores e em breve teremos mais um. Estamos dotados de meios que nos permitem socorrer uma vítima.” O dirigente «leonino», no final da iniciativa, ofereceu ao presidente do INEM uma camisola do Sporting, que nas costas tinha estampado INEM 112.

Depois dos aeroportos nacionais, companhias aéreas, casinos ou superfícies comerciais, também o Sporting recebeu do INEM um certificado que comprova a existência dos requisitos definidos no decreto-lei 188/2009 de 12 de Agosto, que regula a utilização de DAE por leigos: existência de equipamentos de DAE, formação de colaboradores do Sporting em Suporte Básico de Vida (SBV) e DAE, auditoria e controlo médico qualificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário