sábado, 19 de novembro de 2011

Porque não chegar ao nível de Van Basten?

O céu é o limite. Van Wolfswinkel tem brilhado de forma intensa no ataque do Sporting, e Frank Rutten, director-executivo da Liga Holandesa de Futebol, concede que Ricky pode atingir patamares de excelência ao nível da referência maior do ataque da Holanda como... Van Basten.

É difícil ver jogadores como Van Wolfswinkel e Schaars deixarem a Holanda para outra Liga que não está entre as principais cinco da Europa?

Tem a ver com várias coisas. Por exemplo, o nosso regime fiscal é diferente. Na Eredivisie, os jogadores holandeses pagam cerca de 50 por cento de impostos, enquanto um estrangeiro paga apenas 30 por cento. Se falarmos no mesmo valor em termos brutos, fora da Holanda os nossos jogadores recebem mais no final do mês. Para os clubes holandeses, é mais barato comprar jogadores estrangeiros do que manter os locais.

Van Wolfswinkel tem sido muitas vezes falado para o Manchester United. Pode chegar a esse nível?

Sim, sem dúvida. Vimos no passado alguns casos de futebolistas que nunca jogaram em equipas de topo na Holanda e acabaram por jogar em grandes clubes ingleses. Aconteceu com Jimmy Floyd Hasselbaink, por exemplo, que começou a destacar-se aqui em Portugal e acabou por ir para o Chelsea. Na Holanda, jogava na segunda divisão! Estas coisas acontecem. Talvez isso seja mau para os maiores clubes holandeses, que permitem que esses jogadores saiam directamente para o estrangeiro de emblemas mais pequenos como o FC Utrecht.

Ele tem sido muitas vezes comparado com Marco van Basten. Acredita que pode chegar a esse nível?

Será muito difícil, mas dêem-me uma razão para isso não acontecer. No futebol, o sucesso e o fracasso estão muito perto. Conseguir algo ou não conseguir está muitas vezes em detalhes. Está em coisas como ter ou não ter confiança do treinador, está nos colegas de equipa que se tem... Veja a equipa de onde o Ricky vem, o FC Utrecht. Há três anos tiveram uma péssima temporada, mas logo a seguir apuraram-se para as provas da UEFA e, na época passada, jogaram muito bem na Liga Europa. E era praticamente a mesma equipa que quase desceu de divisão dois anos antes!

Porque é que a Holanda não contrata jogadores de topo em Portugal?

Portugal beneficia muito do facto das relações que tem com o Brasil também no futebol. Para obter um visto de trabalho na Holanda, um futebolista não europeu precisa de um ordenado base de 500 mil euros por ano. Para um clube médio, é demasiado dinheiro - a menos que se saiba se aquele jogador vai ser como Cristiano Ronaldo ou Nani. Quando eu era director do Roda, contratei muitos jogadores e nenhum deles era mau. Depois, alguns acabam por ser bons, outros acabaram por ser maus. Mas isso nunca aconteceu por falta de qualidade deles; mais uma vez, estamos a falar de detalhes.

E jogadores portugueses?

Houve um protocolo entre o VVV Venlo e o FC Porto, creio, e foram para lá alguns jovens. Mas falta uma história de sucesso num clube de topo, é verdade. Aqui em Portugal, já houve mais casos no passado, como Stan Valckx e Pierre Van Hooijdonk.

Sem comentários:

Enviar um comentário