quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aqui nasceu Portugal


Na Selecção Nacional que garantiu presença no Euro-2012 estiveram sete jogadores formados na Academia do leão. A estes juntam-se ainda Pepe, Postiga e João Pereira. Sem esquecer Paulo Bento, igualmente lançado em Alvalade.

A Selecção Nacional de Portugal conseguiu na noite de terça-feira, diante da Bósnia, mais um feito histórico, ao conseguir apurar-se para o próximo Campeonato da Europa, que se realizará na Ucrânia e na Polónia em 2012. E há um clube que tem boas razões para viver esse momento de uma forma ainda mais especial: o Sporting.

Em boa verdade, entre os catorze elementos chamados pelo seleccionador nacional, Paulo Bento, a jogar no decisivo encontro com os bósnios, estiveram nem mais, nem menos, que sete jogadores que cumpriram o seu percurso de formação de leão ao peito, casos de Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho, Carlos Martins, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo, bem como Nani, ainda que este tenha chegado ao emblema leonino um pouco mais tarde que os demais, já em idade júnior, mas ainda a tempo de aprender algo mais.

Trata-se, de facto, de uma situação, senão inédita, pelo menos pouco vulgar, que seguramente deixará os sportinguistas naturalmente orgulhosos.
Ainda para mais quando, para além dos sete jogadores em causa, houve ainda outros que passaram, ou estão, no clube de Alvalade, casos de Pepe (esteve no Sporting durante seis meses era o romeno Laszlo Boloni o treinador principal, emprestado pelo Marítimo), Hélder Postiga ou João Pereira, o único dos três que ainda se mantém no plantel profissional dos leões.

Mais: o feito leonino tem ainda mais relevo se for levado em conta o facto de, independentemente dos clubes onde os jogadores possam estar actualmente, melhor que o Sporting, com dois elementos (Rui Patrício e João Pereira), só mesmo... o Real Madrid (Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo).

Sem comentários:

Enviar um comentário