sábado, 17 de dezembro de 2011

Artista das fintas enervantes


Diego Capel pode ser tímido fora de campo, mas dentro dele chega a ser intratável. Levado por uma intuitiva veia atacante, o extremo-esquerdo é o exemplo maior da fúria espanhola na Liga. Muito veloz e imprevisível, leva ao inferno a oposição, nas bandas e não só. É que além de golos e assistências, o camisola 11 leonino já "sacou" 11 cartões só na Liga - dois foram vermelhos (ver quadro em anexo). Conclusão: Capel é mais que um grande jogador; é um "chato" para quem o enfrenta! Irrequieto, sem medo do choque, atrevido no cara a cara, leva quase sempre vantagem no despique em corrida. Mas, atenção, é tudo sem malandrice. A maneira como conduz a bola e cria desequilíbrios, gerando situações de golo, leva os adversários a correr atrás, não raro. E para pará-lo, só com recurso à falta.

"Desde miúdo que o conheço do Sevilha, e ele sempre foi assim: um jogador ousado, que parte para cima do defesa e cria o desequilíbrio", Manuel Jiménez, ex-técnico do antigo emblema de Capel, que orientou nas equipas principal e B do clube andaluz. Porém, os desequilíbrios criados não são apenas técnicos ou tácticos. "O Diego é especialmente perigoso quando vem lançado. Como sabe dominar muito bem a bola, criava desequilíbrio físico nos adversários, que chegavam a cair ao chão por causa da sua movimentação. Aquilo é tudo intuição; não se ensina, só se aprimora", sustenta o homem que até Outubro passado orientou o AEK de Atenas.

Henrique, central do Feirense, sentiu na pele o jogo do diabrete verde e branco. Bem-humorado, o central dos nortenhos, que viu dois amarelos - e foi expulso - na tentativa de travar o internacional espanhol, a 30 de Outubro, admite: "Não vou dizer que ele é enervante, mas é um grande chato! Como eu jogo a central pela direita, vi-me muitas vezes obrigado a dobrar o lateral e fiz duas faltas sobre Capel. Vi logo dois cartões e, embora o segundo me pareça injusto, fui expulso. Ele é de facto um jogador complicadíssimo de parar, mas vou voltar a vê-lo em Alvalade, na segunda volta. Espero que aí as coisas me corram bem melhor, quando o enfrentar."

Pesem as ganas do canhoto, Manuel Jiménez adverte que tudo aquilo é futebol. Capel não é malandro ao provocar cartões. "Estamos a falar de um 'muchacho' muito correcto. Nunca o vi provocar um adversário e não escolhe determinada altura do encontro para levar o árbitro a agir no aspecto disciplinar. O Diego joga o futebol pelo futebol. É interessante, dá muita vida ao jogo, ao espectáculo. Não me espanta que esteja bem no Sporting... e que ganhe tantos cartões", concretiza.

1 comentário:

  1. Amazing! Its really awesome article, I have got much clear idea concerning
    from this paragraph.

    My web blog random acts of kindess

    ResponderEliminar