sábado, 3 de dezembro de 2011

Em português e sem sotaque

Sporting vs FC Zurich (MARIO CRUZ/LUSA)

Numa altura em que se fala cada vez mais da formação de jogadores portugueses malparada e da falta de oportunidades nos grandes devido ao excesso de atletas de outras proveniências, o Sporting mantém o estatuto de clube formador - e lançador - de talentos e, no jogo de anteontem, com o Zurique, acabou o jogo com três jogadores da sua escola no meio-campo: Carriço, André Santos e André Martins. A estes quatro, é preciso somar ainda outros portugueses - João Pereira e Pereirinha -, o que faz aumentar para cinco o número de atletas do País a defender em simultâneo as cores do clube, uma situação muito do agrado do presidente da UEFA, Michel Platini, que chegou a lamentar publicamente o abuso de estrangeiros nos plantéis dos concorrentes dos leões Benfica e FC Porto, que utilizam poucos portugueses.

O plantel do Sporting conta ainda com mais três portugueses - os guarda-redes Rui Patrício e Tiago e o defesa Ilori (é ainda júnior, mas já se estreou oficialmente, com o Leiria, e foi apresentado no início da temporada como sénior) -, o que perfaz um total de oito num plantel de 26 jogadores. Domingos recorreu à cantera e fez recordar que, no Sporting, ainda se fala português, e sem sotaque brasileiro...

A política de Alvalade, embora com aproveitamento mais reduzido na equipa principal que noutras temporadas, continua a focar-se na formação de talentos, dos quais André Martins é o mais recente exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário