sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

João Mário na senda de Zizou


Estrear-se no futebol profissional no Estádio Olímpico de Roma não é uma coisa de que muitos jovens se possam gabar. O médio João Mário, além de ter cumprido anteontem, com a Lázio, o seu "sonho de criança", como o próprio referiu no final do encontro, fê-lo num dos estádios mais importantes do futebol europeu, ainda que com uma derrota... cujo sabor amargo acabou por ser insuficiente para estragar a alegria de mais um júnior da Academia lançado por Domingos na equipa principal. Aos 18 anos, o capitão dos juniores fez a sua primeira aparição sénior "prometendo", com um desempenho maduro e cheio de personalidade, voltar em breve. Chegar ao nível do seu ídolo e referência Zinedine Zidane será porventura pedir de mais, como o seria a qualquer jogador, mas pelo menos João Mário tenta chegar perto jogando com carácter, cabeça levantada e sempre com a iniciativa de pegar na batuta da equipa e organizar o jogo ofensivo, como fazia o craque francês que chegou a ser o melhor jogador mundial.

O futebol está no sangue de João Mário, que ganhou o bichinho do futebol depois de passar muitas tardes a ver os treinos do tio Gabriel (conhecido por Gabi), no Pedras Rubras. Antes dele, também o irmão, o igualmente leão - emprestado ao Olhanense - Wilson Eduardo, tinha enveredado pelo futebol, enquanto o meio-irmão Hugo, de 17 anos, joga futsal no Belenenses. João Mário ingressou no Sporting em 2004, juntamente com Wilson Eduardo, na sequência da separação dos pais (os dois irmãos actuavam no FC Porto e rumaram a Lisboa com a mãe).

Wilson Eduardo, que ainda nunca jogou oficialmente pelo Sporting, nem pensa no facto de ter sido ultrapassado pelo irmão mais novo, que fez questão de felicitar ontem de manhã, "Está muito contente. Só consegui falar com ele hoje [ontem] de manhã. Como era de prever, senti, da parte dele, uma grande alegria. Fez a pré-época com a equipa e aí ganhou logo pontos. E agora foi chamado pelo trabalho que vem desenvolvendo. Foi uma prenda pelo seu trabalho. Entrou desinibidíssimo com a ansiedade da estreia. O treinador e a instituição sabem que podem aproveitar o seu talento no futuro, sabem que ele dá garantias... Chegou a vez dele, isso é o mais importante. Quem foi o primeiro a jogar pelo Sporting não é o mais importante; um de nós já cumpriu esse objectivo! Agora tenho de trabalhar bem para merecer também o regresso."

Sem comentários:

Enviar um comentário