terça-feira, 13 de setembro de 2011

8 Anos Depois...

8 anos depois de Vítor Damas ter falecido, nós vamos recordar a história do melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola Leonina.

Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do Sporting. Não é feito de somenos, quando se recordam nomes de outros guarda-redes que defenderam a baliza verde-e-branca como Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Meszaros ou Schmeichel.
Ao estrear-se em 1968 na primeira equipa dos leões, Vítor Damas cedo se tornou um herói dos sportinguistas e não só. ídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira.
Muitos duelos foram travados entre os dois. Que tinham uma enorme admiração pelo outro. Se uns dias Damas não conseguia impedir a máquina goleadora do Benfica, noutros por mais remates que Eusébio e companhia fizessem, a baliza do Sporting continuava sempre inviolada.
Damas representou o Sporting entre 1966/67 e 1974/75, altura em que se transferiu para os espanhóis do Racing Santander.
Regressou a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães em 1980/81, e jogaria ainda no Portimonense antes de regressar ao Sporting em 1984/85.
Vestiu a camisola leonina 743 vezes e foi internacional em 29 ocasiões, tendo estado presente no Euro 84 (onde não jogou) e no México 86, onde substitui o lesionado Bento para participar nas derrotas com a Polónia e Marrocos.
Depois de terminar a carreira como jogador, foi treinador de guarda-redes do plantel sportinguista até 1999, altura em que se tornou treinador principal do Lourinhanse, para depois treinar o Sporting B de onde acabou por sair em 2001.

ATÉ SEMPRE VÍTOR DAMAS!!!

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Sempre ouvi dizer que o Damas foi distinguido por uma vez com o prémio de melhor estrangeiro a jogar em Espanha e com duas nomeações para o onze do ano durante o tempo que esteve em Santander.

    Estranhamente, não encontro grandes referências sobre isso na Internet... alguém me pode mandar um link para alguma página que o confirme, sff?

    ResponderEliminar