sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

«O caminho faz-se caminhando...»


Três vitórias consecutivas... dentro do panorama actual é bom mas...tem de ser normal!!!
Ganhar 3, 4, 5, 6, 7 vezes seguidas tem de ser normal no Sporting.
A confiança ganha-se com vitórias.
Estas vitórias são muito importantes para estabilizar uma equipa que estava sobre brasas.

Quanto ao jogo em si, domínio total do Sporting, exceptuando os últimos minutos com alguma turbulência.
O Wolfswinkel podia ter "terminado" o jogo e não havia história.
Depois (aquele penalti só se marca ao Sporting), Rui Patrício apareceu e disse porque é um dos melhores entre os melhores.
Vê-se mais consistência na equipa.
Sente-se a equipa com menos ansiedade e um estilo de jogo que o Prof. trouxe... vê-se por exemplo, Rinaudo que aparece entre os centrais a "pegar" no jogo...
Falta ainda intensidade e velocidade com mais continuidade durante o jogo.
Resumindo, estou como disse o Professor (cada vez gosto mais do seu trabalho, então na forma como lida com a imprensa, dos melhores entre os melhores) ainda falta muito trabalho.
No entanto, o caminho faz-se caminhando...

2 comentários:

  1. JESUALDO O MEU HERÓI
    Ok, já sei que é cedo para fazer afirmações destas, mas, por isso mesmo, faço-a, pois não é pelo que ganhou no SCP (apenas 3 jogos, “quase nada”), mas pelo que já fez, pelo que diz e pelo que se propõe fazer.
    1º Nunca esquecerei a coragem que teve ao assumir treinar a equipa neste momento, ainda para mais depois de estar perfeitamente ciente dos problemas do SCP, pois já lá estava como Manager.
    O SCP estava a 1 ponto da linha de água (como ele bem fez questão de referir, para, acima de tudo, espicaçar os jogadores e chamar a atenção à gravidade do problema aos adeptos e sócios); os jogadores não tinham qualquer sistema de jogo e estavam completamente descrentes e, grande parte, queria sair; não há dinheiro para contratações e, provavelmente, nem os jogadores pretendidos desejam vir para o SCP; a direcção que o escolheu corre riscos de sair brevemente.
    Perante este cenário, digam-me qual era o treinador, de qualidade, que aceitava treinar o SCP?
    2º Dá-me imenso prazer assistir às suas conferências de imprensa, nas quais, para além de uma análise clara aos jogos (antes e depois), desmonta as “armadilhas” dos jornalistas com imensa facilidade e consegue, sempre de forma oportuna, transmitir mensagens para o interior (equipa de futebol) e exterior (sócios e adeptos).
    Ainda hoje salientou, muito bem, que nada estava ganho em termos de “equipa”, que há muito trabalho pela frente e que os jogadores, em primeira linha, mas também os sócios e adeptos, têm de estar conscientes disso mesmo.
    Por isso, de uma forma muito lúcida, realçou que até foi melhor o final de jogo que tivemos (aguenta coração!), pois se tivéssemos ganho 2-0 já muitos pensariam que o trabalho estava feito e começavam a ficar deslumbrados.
    “Quase nada” está feito. Temos de estar, tal como Jesualdo está, conscientes disso mesmo. É natural que a equipa continue a jogar mal nos próximos tempos, é praticamente impossível isso não acontecer e jogo com o Olhanense foi um oásis perante aquilo que nos espera. Uma equipa não se faz em tão pouco tempo, muito menos com os jogadores que temos (muitos são bastante jovens) e com falta de confiança, sendo certo que temos de estar preparados para ainda perder alguns no mês de Janeiro.
    A equipa vai ter, necessariamente, de jogar mal, embora esse “mal” esteja a anos luz daquilo que vinha fazendo, sem perder a segurança defensiva (imagem de marca de Jesualdo, com pelo menos 5 jogadores sempre atrás da linha da bola) e atacar apenas pela certa, mesmo que o resultado esteja 0-0, em casa, e faltem apenas 5 minutos para acabar. Tem de ser assim e temos de nos mentalizar para isso, pois para ganhar confiança, mais do que marcar, é preciso não sofrer golos e os nossos defesas não são brilhantes, convenhamos.
    Por isso o meu elogio, neste momento, ao Jesualdo, pois estou consciente que, provavelmente, também vão chegar as derrotas e mesmo as vitórias como as de hoje, que tanta alegria nos deu, dentro em breve não vão ser suficientes para aqueles adeptos que vivem no mundo da Lua e querem tudo para ontem.
    Por isso mesmo, porque tenho a convicção que Jesualdo é, neste momento, o homem certo no lugar certo, e por outras razões que ficarão para outra altura
    Muito obrigado Jesualdo Ferreira, o meu herói.

    ResponderEliminar
  2. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I'm going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!



    Feel free to surf to my blog post :: random drug testing

    ResponderEliminar