segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sérgio Paiva campeão europeu


Após três longos dias de competição intensa, a equipa do karaté do Sporting Clube de Portugal terminou o Europeu de crianças, cadetes e juniores, que se realizou na Hungria, de 7 a 9 de Outubro, com uma brilhante prestação a nível colectivo.

No primeiro dia disputaram-se as eliminatórias e finais de crianças quer na prova técnica (kata) quer na prova de combate (kumite), tendo sido alcançada a primeira medalha deste grupo na categoria de crianças dos seis aos oito anos na prova de combate. Sérgio Paiva garantiu a medalha de ouro, eliminando categoricamente no primeiro combate um atleta italiano por 4-0, no segundo combate um atleta sérvio por 4-0, no terceiro um romeno por 3-0 e na final, um atleta inglês por 4-3.

No segundo dia de provas, entraram em acção os cadetes e juniores nas eliminatórias individuais e na prova de open dos seniores, tendo a equipa sportinguista voltado a surpreender tudo e todos pela positiva, conseguindo garantir o acesso à final o cadete Rodrigo Borrega, na categoria de -65 kg, naquele escalão etário, bem como o atleta sénior Diogo Fernandes.

Já no domingo e último dia de competição destes europeus, Rodrigo Borrega, sagrou-se vice-campeão europeu, tendo igualmente o atleta Diogo Fernandes obtido a medalha de prata. Neste último dia disputou-se a prova "rainha" destes europeus (Team Rotation), tendo a prestação «leonina» no escalão júnior, por equipas, superado todas as expectativas. Os «leões» venceram polacos, russos, ingleses, perdendo apenas na final contra a poderosa equipa italiana. Os atletas Nelson Fróis, Henrique Farinha, Bruno Rua e Sandro Cristina mostraram às potências do karaté europeu a soberba qualidade técnica e ambição que possuem, demonstradas não só pela medalha de prata, mas também pelo reconhecimento dos seus adversários.

De referir que o Sporting, em representação de Portugal, foi das delegações mais pequenas em termos de número de atletas no europeu (15). Porém, comparativamente, foi das que mais pódios conquistou, se tivermos em conta que a federação italiana participou com 200 atletas, a romena com 180, a húngara com 100, a inglesa com 80, a sérvia com 78, ou a ucraniana com 60.

Sem comentários:

Enviar um comentário