sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ainda o "caso" Bojinov...


Em primeiro lugar, faço uma declaração de interesses:

- desde o inicio da época que simpatizo com o Búlgaro.

E simpatizo com o jogador porque acho que ele tem qualidade. Tem boa técnica, remata bem e tem carisma (fiquei com essa ideia desde a apresentação, quando ele exibiu o leão tatuado).

Teve um inicio difícil, com a aposta inicial em Postiga, a lesão e posteriormente o acerto do Ricky. Todos esses factores condicionaram a afirmação do Búlgaro.

A lesão do Ricky, com certeza, fez com que Bojinov acreditasse que a hora dele tinha chegado.
Criou-lhe uma expectativa.

No entanto, a aposta de Domingos, foi para o recém-chegado Seba.
No lugar de Bojinov, ficaríamos frustrados.
Também temos que reconhecer que o Búlgaro fez pouco, nas poucas vezes que foi chamado, para ser titular. Mas, que raio, ser preterido por um recém-chegado, é muito frustrante.

No jogo de ontem, voltou a ser suplente.
Não fez uma grande exibição, mas quem fez?

O lance da grande penalidade é reprovável!
No entanto, vamos ser frios a analisar:

- Assumir a marcação de uma grande penalidade, com o resultado 1-1 e a acabar o jogo, não é um acto de cobardia. É necessário tê-los no sítio. O Bojinov mostrou que tem personalidade!

- O penalti foi bem executado. Bem colocado e com força. O GR do Moreirense fez uma boa defesa.

- O Matias era o indigitado para a marcação. E essa decisão deveria ter sido respeitada. Mas, num jogo de futebol, quantos livres tem marcadores diferentes dos definidos, só porque algum jogador está com fezada e pede para marcar?

O Bojinov deve ser punido disciplinarmente. Disso não há dúvidas. Uma coisa bem diferente é querer queimar o jogador.

Eu ainda simpatizo com ele e acredito que ainda nos vai dar alegrias. 

4 comentários:

  1. Acho que é mais ou menos por ai...

    ResponderEliminar
  2. E mais, defendo o Domingos e acho que nao haveria muito melhor por ai.

    Mas que o treinador tem falhado muito nestes ultimos jogos nao tenho duvida. Nao eh so od jogadores a melhorar, o proprio Domingos tem de parar e pensar no que errou e melhorar o que correu menos bem.

    ResponderEliminar
  3. vou analisar de outra forma. desde as eleições que preferia outro treinador. não obstante o trabalho positivo do domingos, nota-se a dificuldade por mim apontada, jogar contra defesas baixas e fechadas. falta criatividade ao seu pragmatismo vencedor. agora aponto-lhe outro defeito. e peço desculpa por fazer em momento tão pouco consensual mas é a altura para o conseguir provar. falta-lhe visão de líder emocional. VW tinha vindo a cair de rendimento. começava-lhe a pesar a pressão da equipa não conseguir criar boas oportunidades para finalizar. era preciso alguém de outras rotinas. o jogo com o porto era a altura certa. a pressão no VW era já insuportável e era o jogo perfeito para moralizar outro jogador. (à semelhança do que acontece com as chicotadas psicológicas que são sempre mais rentáveis em vésperas de jogo grande) esse era o jogo indicado para lançar Bojinov. domingos assim não entendeu. perdeu de vez o momentum do VW e arruinou a possibilidade de o criar em Bojinov. a frustração + a pressão de não corresponder + falta de confiança = quinta à noite. para mim a solução seria: multar pesadamente o jogador e dar-lhe a titularidade no jogo seguinte (presumo beira-mar em Alvalade e sim, estou ciente da reacção do público mas é esse o obstáculo certo a ultrapassar). SL

    ResponderEliminar