domingo, 2 de setembro de 2012

Errar como no passado?


Ontem, estive como todos os adeptos de todos os clubes, na expectativa...
O "mercado" fechou e... nada!
O Sporting não contratou ninguém para o seu plantel principal.
Fez bem?

Este plantel, é dos melhores dos últimos largos anos!

  • GRRui Patrício e Marcelo - qualidade da melhor que há a nível nacional e europeu!
  • DD: Cédric, Pereirinha, Arias e Esgaio - Três jovens de grande potencial, com Cédric em vantagem, a demonstrar que temos um substituto à altura do JP e que em vários aspectos já supera o titular da selecção.
  • DC: Boularhouz, Rojo, Xandão, Carriço e Pedro Mendes - Neste sector demos um salto do tamanho do nosso clube. Passamos de uma dupla Polga-Onyewu para uma Boularhouz-Rojo. É muito diferente! Quanto à saída de Onyewu, devo dizer que este americano entrou na perfeição no espírito Sporting. No entanto, vamos separar, dentro do possível o emocional do racional. Com a contratação de Boularhouz e de Rojo, o Oguchi poucas possibilidades teria de ser titular. O Xandão tem características semelhantes a ele. O Carriço parte claramente atrás, no entanto, parece evidente, que o Sá Pinto conta com ele para "passar" a mística do clube. Onyewu, para 4ª opção não era caro, era muito caro! E para além disso, temos um "menino" a crescer rapidamente, na equipa B. Refiro-me ao capitão Pedro Mendes, se ainda não o viram jogar, vejam!
  • DE: Insua e Pranjic - Outro sector, que melhorou da noite para o dia (Evaldo vs Pranjic)!!! Hoje, temos dúvidas se Insua jogará a titular no próximo jogo e isso diz tudo...
  • MD: Rinaudo, Gelson, Júlio Alves e Carriço - Rinaudo é Rinaudo!!! Todos estamos à espera que  ele regresse e volte a "levar a equipa aos ombros". Este ano vai ter de lutar muito para ganhar o lugar. O Gelson é um verdadeiro polvo! Fez um jogo impressionante com o Horsens! Como Rinaudo, sente-se melhor sozinho, a "varrer" tudo à frente da defesa. É menos técnico que o argentino, mas tem mais pulmão! Que dor de cabeça!!! O Carriço pode ser uma opção de recurso para este lugar. Quanto ao Júlio Alves da equipa B, posso dizer que é um jogador pujante e muito competitivo. Muito à imagem do Bruno Alves em termos de entrega mas mais tecnicista. Vai dar peso e maturidade à equipa comandada pelo Oceano.
  • MID: Elias, André Martins, Izma, João Mário e Zezinho - O canarinho Elias está a fazer um bom inicio de época. Com a inversão do triângulo do meio-campo e a sua subida no terreno de jogo, Elias passa a ser muito influente na acção atacante. O André Martins não é de "esticões" no jogo como o Elias, nem aparece tanto na área como o internacional brasileiro, contudo, é mais cerebral e criterioso a pautar o jogo. Quanto ao Izma, sem problemas físicos, é do melhor que temos! Os jovens, João Mário e Zezinho, estão a fazer um bom inicio de época na equipa B. Acho que o João Mário, continuando a crescer de forma sustentada como tem feito, será nos próximos anos, uma das referências do meio-campo do Sporting.
  • MIE: Adrien, Schaars, Labyad, Chaby - Adrien tem sido titular. É outro jogador que beneficia da inversão do triângulo. Melhora a sua prestação, recebendo a bola de frente para a baliza. Quanto ao Schaars, sai de uma época em que era indiscutível no clube e foi chamado a marcar presença no EURO, para esta temporada onde começou no banco e terá de trabalhar muito para ser titular. O marroquino Labyad, apesar de bons pormenores, ainda não mostrou nada de tudo o que pode fazer. Tem entrado ansioso, abusando nos remates, que até são um dos seus pontos fortes. Depois de saber que estava contratado, vi vários jogos dele, é um jogador de enorme potencial que nos vai dar muitas alegrias. O Chaby tem um toque de bola que não engana, falta apenas "crescer" um pouco fisicamente.
  • ED: Carrillo, Viola, Labyad e Izma - O peruano promete "explodir" esta época. Qualidade não lhe falta, precisa melhorar a concentração competitiva e estar "ligado à corrente" durante todo o jogo. O argentino Viola não é um extremo! É um avançado, capaz de ocupar as 3 posições do ataque. Nos Jogos Olímpicos, o marroquino Labyad, jogou precisamente como avançado nessas 3 posições.
  • EE: Capel, Jeffrén, Labyad e Carrillo - O espanhol Capel não está ainda ao nível que nos habituou, mas este, não virá a cara à luta. Entrega-se como poucos ao jogo e isso, não é um ponto a seu favor, são muitos pontos. O outro espanhol, Jeffrén, é daqueles que tem potencial, falta a confiança. Sente-se isso em cada jogada que ele participa. Porém, está a treinar e a jogar aos pouquinhos sem sinal de lesões. Isso é fantástico! A confiança aparecerá, não tarda nada... E, com um Jeffren confiante teremos um Sporting mais forte. Labyad e Carrillo também podem ser boas opções para este lugar.
  • AC: Wolfswinkel, Viola, Rubio, Betinho e Etock - O Wolfs mais maduro, promete dar continuidade e se possível melhorar os 25 golos da época passada. Para já, em 4 jogos oficiais leva 2 golos marcados. Vai renovar e aumentar a clausula, o cerco de outros clubes apertou e por valores que se iam aproximando da actual clausula de rescisão. O argentino Viola, jogou sempre nas selecções como n.º 9. No clube, jogava como avançado pelas alas e presença nas zonas de finalização. É um jogador forte fisicamente, capaz de dividir lances com defesas poderosos. É agressivo! Pode perfeitamente ocupar a posição de avançado-centro. O Rubio, Betinho e Etock são jogadores com apenas 19 anos. Cada um deles, já marcou um golo na competitiva 2ª divisão perante defesas "porcos, feios e maus". Quantos não reclamavam a época passada, "Rubio deveria sair para jogar", "em vez do Ribas era preferia ter o Betinho". Hoje podemos dizer, que para 3ª opção para ocupar o lugar de PL, temos três jogadores (Rubio, Betinho e Etock), falta ver o Sunil, com ritmo de jogo.



Defendi que da forma como o plantel foi sendo arrumado (saída por empréstimo de Wilson Eduardo, colocação de Bojinov e rescisão com Pongolle), tudo indicava que viria um novo PL.
Só que desta vez não poderíamos cometer os erros do passado...
E não cometemos!
A vir, teria de ser internacional pelo seu país e acrescentar valor ao grupo!
Dentro deste critério, a "malha apertou" e apareceram "cargueiros" de maior envergadura e levaram o "nosso peixe"...
O Carlos Freitas aprendeu com o erro da época passada, quando trouxe o Ribas.
Era muito fácil, agradar aos "exigentes" (mesmo àqueles que confundem estupidez com exigência),  e "atirar" com um Talles ou um Ribas desta vida e "prontos", tudo caladinho... porque compramos um PL!!!

16 comentários:

  1. Até aceitava essa justificação, se não tivéssemos tentado contratar ninguém, agora andámos a tentar vários e nenhum veio. Os PL da B não me parecem soluções para já.

    ResponderEliminar
  2. LR,
    eu no post digo que tentamos contratar:
    "A vir, teria de ser internacional pelo seu país e acrescentar valor ao grupo!
    Dentro deste critério, a "malha apertou" e apareceram "cargueiros" de maior envergadura e levaram o "nosso peixe"..."

    Quem queriam contratar, não foi possível trazer.
    Trazer por trazer, com a estratégia de "com papas e bolos se enganam os tolos", não era pensar no clube.
    Não achas?

    Eu já fechei essa "gaveta".
    Não veio e ponto final.

    Vamos olhar em frente!
    Temos o Wolfs e Viola no plantel principal.
    Na equipa B temos o Rubio, Betinho e Etock.
    Ainda estão "verdes", é um facto!
    Com a possibilidade de jogar regularmente, vão crescer. Para além disso, se forem chamados, tem ritmo de jogo.

    A época passada, quem tínhamos?

    Wolfs, Ribas e Rubio (junior e sem ritmo de jogo).

    Esta época, quem temos?
    Wolfs (mais experiente), Viola e Rubio (sénior e com ritmo de jogo).

    Não sendo o ideal (por isso mesmo tentou-se trazer outro PL), mas não tenho dúvidas que estamos melhor que a época passada!

    ResponderEliminar
  3. Eu peço desculpa, mas já estou cheio de ouvir essa conversa do PL. Faz falta um PL? Para os sócios e adeptos? Mas afinal quem é o treinador? O Sá Pinto diz que está satisfeito. Os sócios e adeptos querem um PL contra tudo e contra todos. O Sporting sem um (outro)PL já não vai a lado nenhum? O Presidente tem de ir para a rua? Já é tudo má gestão? Perdoem-me mas acho que o problema do clube não é PL nenhum..., eu que não percebo nada de bola conto 3 (TRÊS). Era o que faltava agora a Direcção do clube esbanjar dinheiro a comprar jogadores sem que o treinador os peça só para satisfazer treinadores de bancada e sofá. O(s) problema(s) são outros, são adeptos que ao terem desejos, assumem que quem está à frente do clube tem a obrigação de os satisfazer, e outros que ainda estão ressaibiados com situações que já passaram há bué. A Direcção do clube existe para fazer tudo o que lhes for possível em benefício do Sporting, (não sei se tentaram comprar ou não o PL salvador, não estou nem aí)e os adeptos devem fazer exactamente o mesmo. Estamos todos no mesmo barco porra! Se estão tão preocupados tivessem feito uma colecta para ajudar o clube a comprar o tal PL que tanta falta dizem que faz. Deixem-se de conversa da treta e apoiem mas é o clube que só assim é que conseguimos levar o barco. Inimigos já nós temos de sobra e não precisamos de ser nós a envenenar o clube. Erros toda a gente comete mas nós temos é de ajudar o clube. Eu quero é que o Sporting ganhe e para isso está virada a minha atenção e esforço. No apoio à equipa! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. assino embaixo,a minha opinião é a mesma, mas pouca gente vê ou quer ver.

      Eliminar
  4. Betinho e Rubio mais 1 golo cada um.
    Soma ai Conselheiro

    ResponderEliminar
  5. quanto á analise do plantel, está tudo dito, acho o melhor plantel dos ultimos anos, inclusive com mais opções. Agora é aguardar os resultados.

    ResponderEliminar
  6. Embora concorde com o conselheiro gostava de ver Baba no SCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava era de ver o Robin van Persie. Mas o incompetente do Carlos Freitas nao conseguiu convence-lo que jogar em Portugal era um passo em frente na carreira.

      Acho que ele deve uma desculpa aos sportinguistas seguida da sua imediata demissao e queda da direccao.

      Eliminar
  7. Queda da Direcção e da equipa técnica,jogadores,roupeiros e massagistas.
    De preferência demolir o estádio.

    ResponderEliminar
  8. Os Sportinguistas deviam todos ler este post.
    Fantástico!

    ResponderEliminar
  9. o Viola e Extremo, 2ndo avancado de resto excellente post concordo.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Juca nao concordo contigo porque o Sa Pinto para treinador do nosso SCP e muito fraquinho mesmo, ja deu para ver isso e faz falta 1 PL sim, tal como falta 1 jogador como o Matias que nao arranjamos o Substituto, continuamos sem fio de jogo, so porque demos 5-0 ao Horsens equivalente a 1 Oliveirense ele continua a fazer os mesmo erros infatis e vai continuar a fazer! insistir o Adrien a 10! quando tem o Labyad no Banco.

    Ps: e sim este Presidente esta por 1 fio porque se nao fosse pelo CF e LD ele nao tinha sido eleito e os 2 e que tem safado porque tambem e um presidente fraquinho que nao entende nada de futebol

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, vamos admitir que é verdade. O Sá Pinto não serve! Quem é que serve? Eu? Sou só treinador de bancada. Todos os treinadores que passam pelo clube (e já passaram tantos que depois são bons noutras paragens) não valem nada e são (ou devem ser) corridos. Na opinião de muitos adeptos e sócios, eles próprios é que são os bons, percebem de táctica como sei lá o quê... Nem o Ferguson nem o Mourinho percebem tanto de bola como esses sócios e adeptos do Sporting. E não só... também percebem do mercado de jogadores. Compravam este, vendiam aquele, emprestavam aqueloutro (o dinheiro para eles deve cair do céu). Os únicos burros que há no clube e que são culpados, seja qual for o motivo que se evoque, (nem que não exista motivo nenhum) são a Direcção do clube e ou da SAD, o treinador, os jogadores, o Paulinho, os gajos da relva enfim... devem se todos corridos. Como devo ser também um burro, acho que quem está à frente do clube faz o melhor que pode e sabe em benefício do clube, e que muitas vezes não faz melhor por culpa de alguns adeptos, que na sua maioria nem sócios são e que passam a vida a minar tudo o que diz respeito ao clube. Como eles é que são perfeitos e têm capacidade financeira para gerir o clube, corram com os burros que lá andam e ponham mãos à obra. Se o fizerem para bem do clube, terão todo o meu apoio. Agora, deixem trabalhar quem para isso foi eleito e no fim, façam o juízo do seu trabalho. Andar-se permanentemente a envenenar e a minar, quer queiram quer não, o prejudicado vai ser sempre o mesmo: o Sporting! Ah, e uma verdade : os jogadores melhores que os nossos, custam dinheiro, muito dinheiro... e não vejo nenhum dos críticos a chegar-se à frente e a oferecer prendas dessas ao clube. É como o País, uma cambada de tesos a querer fazer vida de ricos. Por isso, tanto no País como na bola, somos a miséria que se vê. Infelizmente, digo eu! SL

      Eliminar
  11. JbabyLeao,

    dois comentários que demonstram que tens andado distraído.

    O Viola não é extremo, pode jogar nas alas, o que é diferente.
    Na selecção da argentina jogou sempre a 9.

    Frente ao Horsens, jogamos num sistema em que nem sequer houve 10. Foi o Gelson atrás e o Elias e Adrien mais à frente.

    Quanto ao presidente, está a fazer um fantástico trabalho. Só não vê isso quem estiver com cegueira mental.
    É claramente um presidente que se tem vindo a afirmar pela positiva.
    Ele agora, ganhava qq eleição com maioria absoluta.

    ResponderEliminar
  12. Demitam-se,malandros!
    O presidente forte era o Bruneco.
    Um gestor modelar.Todas as suas empreses estão cotadas em Wall Street.
    Sabe rodear-se dos mais competentes como o Inácio do Porto e o experiente Virgílio.

    ResponderEliminar
  13. Penso que as "nossas" melhores movimentações do ultimo dia de mercado, foram as saídas de Lima do Braga e do Javi Garcia do Benfica.., penso que estas são as movimentações que mais iram beneficiar o SPORTING.

    A do lima parece que já começou a surtir efeito, agora vamos ver a segunda..

    ResponderEliminar