quinta-feira, 6 de junho de 2013

"15 mil para mim e outro tanto para os árbitros..."


Enquanto procurava imagens para documentar o post anterior,  "tropecei" na imagem em cima. Curioso, entrei no blog em questão. Apesar de me sentir um intruso, li o post que falava sobre o nosso clube, em particular, sobre as relações entre o Sporting e os rivais slb/fcp, no tempo do saudoso Presidente JOÃO ROCHA.
No entanto, não resisto a plagiar para este blog e a partilhar com os Sportinguistas, o excerto que transcreve o que está na foto acima:


O falecido jornalista Neves de Sousa escreveu este belíssimo artigo sobre um célebre contrato – não efectivado - entre José Maria Pedroto, acabado de sair, em 1980, do FC Porto e João Rocha, presidente do Sporting CP. O facto desta digitalização ter pouca qualidade obriga a “tradução escrita”.

HOMEM AVANÇADO NO TEMPO

Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor, até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada futebolística. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting.

“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma cláusula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros”.

“Como?! não percebo?”, indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem.  Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse: “Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”.

O contrato acabou por não ser assinado. Pedroto rumou para outra latitude, mais compreensiva. O Sporting continua a ver navios.


NOTA DO EDB: A “outra latitude” foi o Vitória SC de Guimarães, em 1980/81 e 1981/82, para depois regressar ao FCP de "braço dado" com PdC

12 comentários:

  1. Esta é apenas uma batalha das muitas que vamos enfrentar com essa gente corrupta e todas em desvantagem por varios motivos.

    Mas se nos mantivermos unidos não há quem nos vença!!

    Grandes post´s estes 2 ultimos.

    Devemos estar atentos e criticos aos que se passa no nosso clube, mas nunca nos devemos esquecer que todos queremos o melhor para o Sporting e que os inimigos são os corruptos, os lampiões, a C. Social e os arbitros

    ResponderEliminar
  2. Um deles era por exemplo o grande sportinguista António Garrido e prefiro respeitar a família dos que já faleceram. Uma vez viu-o eu no campo do Sacavenense a safar o Porto de ser eliminado da Taça de Portugal. Não me recordo se o treinador já era o Pedroto.

    ResponderEliminar
  3. Caro CL,

    O treinador de gajas do lateral esquerdo que sonha um dia vir a treinar homens e que deve estar à espera que o venham contratar à blogosfera, censurou-me o seguinte comentário à hora do almoço.

    “Não tive qualquer intenção de enervar o mister, eu também gosto de treinar com gajas mas não é futebol. Tudo o que interfere verdadeiramente com o “futebol”, o desporto, o negócio e o jogo é muito mais do que passam a vida a discutir aqui, modelos, intensidades e/ou tácticas, ao qual não têm acesso num ambiente on-line para as conclusões a que gostam tanto de chegar. Para cúmulo o Sporting ainda quer ficar com o Rojo, de tão mau sempre dá para fazer mais uns posts. Quanto aos colegas de profissão na nova época logo se vê. Sobre a competência ou falta dela também não se iludam, os únicos atestados que conseguem passar aqui é uns aos outros.

    E o Rodrigo agora também quer dizer o que pensa que sabe do país ou essa pretensão toda também é só fruto da má formação?”

    Como senão bastasse gostar de falar de uma realidade que desconhece de todo, onde sem gota de carácter aproveita para difamar colegas de profissão, jogadores e clubes sobre os quais nada sabe, sem qualquer noção do ridículo ainda acha que tem um stalker e que desmascarou não sei o quê no Sporting.

    Obrigado CL

    ResponderEliminar
  4. Nunca duvidei que o Jorge Gonçalves era muito mais esclarecido que o actual presidente. Elucidativo para onde caminhamos. Falhar contra o sistema nunca foi indicativo que o problema estivesse em casa mas gostamos muito de dar tiros nos pés como manda o sistema. Também já aqui tinha dito que se queriam um nova versão do papa o primeiro passo devia ter sido manter Jesualdo Ferreira e aprender com ele como o outro aprendeu com Pedroto. O Sporting vai ter sempre muitas dificuldades para vencer com este sistema.

    ResponderEliminar
  5. Como por acaso, os brunetes não comentam!...

    O que prova da falta de cultura que têm, sobre os assuntos relacionados com o passado do Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Quais batalhas,ò Alemão?
    Não vais enfrentar batalha nenhuma.O teu padrinho não tem estaleca para isso.Apenas caiu numa armadilha do Vieira.
    A PJ não acabou com o esquema e era este trambiqueiro que o ia fazer?
    Ganha juízo!
    Deixa de ser lambe-botas deste aldrabão que vai arrastar o clube para a perda dos melhores jovens da Academia.Não sabe o que está a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dizes isso porquê ? Só porque te apetece ? - porque argumentos ZERO

      Vocês são piores que os comunistas, caramba :)

      Eliminar
    2. Esta coisa de entrarmos em Guerra com o Porto, sem termos um tostão furado para nos defendermos, é de facto uma ideia brilhante. Ou muito me engano ou o Pinto da Costa vai provocar fortes rombos na Presidência do Sr. Bruno de Carvalho e, consequentemente, fortes perdas e danos para o Sporting.

      Eliminar
    3. Ó pastor alemão, já fostes hoje á reunião da seita?
      Parece que sim, é que já vens hipnotizado, e estás a delirar.
      Falta de argumentos?
      Os únicos aqui que não têm argumentos, e andam á mais de dois anos a vender mentiras, és tu e a tua seita.
      Se tivesses um bocadinho de vergonha metias a viola no saco e ripavas daqui para fora.
      Ouve lá, já te esqueces-te o que os de carnide, fizeram aos adeptos o ano passado?
      E o que é que o aldrabão foi fazer este ano com essa cambada antes do jogo?
      E como benesse tivemos aquela vergonha, e por causa disso não vamos á LE.
      Ganha vergonha seitas atrasado.
      O vigarista, aquele que vocês diziam que todos ficavam intimidados, não teve capacidade para enfrentar o outro, comeu e calou, e agora envolve o clube, ainda por cima na altura de transferências.
      Seitas atrasado

      Eliminar
  8. Por acaso eu sou um sócio do Sporting que nem votou Bruno Carvalho, mas que agora o apoio sem hesitações...
    como aliás apoiei Godinho Lopes, até determinado momento...

    Para mim, não me interessa quem seja o presidente do Sporting, apenas me interessa que consiga fazer o melhor pelo Clube...

    Não sou muito de alinhar em cortes de relações com outros clubes, mas sou muito menos...pelo achincalhamento que de nós têm feito alguns, nomeadamente o FCPorto...

    Alguns temem que o Sporting nada ganhe com esta posição, a esses eu pergunto...: o que ganhou com outras...?

    De que serviu a atitude de subserviência que de há muitos anos, sucessivas direcções têm mantido...?

    Nós não necessitamos de relações privilegiadas com ninguém, apenas necessitamos de respeitar os outros e que os outros nos respeitem...

    Depois "deixem-nos ir a jogo" com as mesmas armas que os outros devem ter...: "arbitragens isentas" e quem for melhor ou tiver mais sorte (mas a sorte também se procura...) que consiga festejar no final as vitórias que se desejam...!

    Agora sportinguistas...o que se nos pede é que nos mantenhamos unidos, em volta da actual Direcção...

    Para Glória do Sporting e para a nossa alegria...!!

    ResponderEliminar