terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sá, eu não me esqueço!!!


Caro Sá:

Não sou ingrato nem tenho memória curta!
Nunca avalio as pessoas, apenas pelas últimas imagens. O trabalho de alguém, se o quisermos avaliar num dado momento, mesmo que seja antes de ser finalizado, deve ser feito pelo cômputo geral. E nunca, pelo último resultado ou pela última imagem.

Faço esta introdução, porque tenho lido alguns sportinguistas, dizer que após a derrota da Taça, estão desconfiados do que és capaz de fazer. Que esta pré-época não está a correr bem e que não sabem se tens "unhas" para este plantel.

Não tenho nenhum SPORTINGÓMETRO para medir o sportinguismo de cada um.
Não tenho, nem quero ter. No entanto, afirmo com todas as letras, ninguém quer mais que eu, que o Sporting seja campeão! Ninguém quer mais que tu, ganhar o campeonato com o teu/nosso Sporting.

Existem as criticas construtivas! Existe a critica com má-fé!
Existem os que atiram pedras e escondem a mão, esperando que tudo se desmorone!
Existem os alinhados com a corrente de opinião.
São aqueles a quem falta personalidade para afirmar o que pensam.

De há uns tempos a esta parte, passou a ser moda, dizer mal de tudo o que se faz e de todos os que servem o Sporting. E aqueles que não alinhem neste discurso de "bota-abaixo", é desconsiderado como Sportinguista. Vejo nos chats, gente que até tem medo de elogiar uma medida ou um elemento da Direcção do Sporting. Porquê?
O Sporting não é o mais importante?
Alguém ousa pensar, que as pessoas que lá estão não querem ganhar? Ou que não vende o Matias por um valor superior porque não quer?
Ninguém está acima da critica. Muito menos no clube que amamos e que, por maioria de razões, metemos o coração à frente da razão! Mas, vamos ter bom senso nas criticas!

Sá, não querendo desviar do assunto central do post, mas tendo a noção que já me desviei, quero-te dizer que tenho memória e não me esqueço:

  1. Em Fevereiro entregaram-te uma equipa feita em pedaços... de papel. Um grupo que após a derrota na Madeira, com uma exibição tão ridícula como o comportamento do Domingos no banco. Que passava para o 5º lugar atrás do Marítimo. Com 16 pontos de atraso para o 1º e 8 para o 3º classificado.
  2. No teu 1º jogo, fomos a Legia e viu-se um grupo a "lamber feridas" mas unido. Trouxemos um empate difícil, num terreno complicado com um ambiente bastante adverso.
  3. De seguida, em três jogos caseiros outras tantas vitórias. Todas pelo mesmo resultado: 1-0. Passamos 1/8 de final da LE. Com as duas vitórias no campeonato, passamos a estar a 11 pts do 1º classificado. Que ousadia!!!
  4. Na jornada seguinte, cortaram-nos a «tesão». Fomos a Setubal e levamos com o André Gralha que apesar do nome, cometeu poucos erros no trabalho encomendado. Estavamos a levantar a cabeça, era necessário puxar-nos para baixo. 
  5. Foi anunciado como o próximo genocídio. Seriamos trucidados pelo Manchester City. Vencemos!!! E até marcamos de calcanhar. Mais uma vitória em Alvalade. Nessa altura, já não chegava ganhar. Para alguns, a vitória por 1-0 era sempre um problema, um defeito.
  6. Para esses, a resposta esteve no jogo seguinte. A vítima foi o Guimarães. Foram 5 golos sem resposta e uma exibição de gala. Nesta jornada, o fcp empata em casa frente à Académica e voltamos a estar mais próximos da equipa comandada por Vitor Pereira.
  7. Que ousadia a nossa! É preciso chamar o Bruno Paixão a Barcelos para "bater" nos leões.
  8. Entretanto, fazemos uma exibição épica em Manchester. De esforço, dedicação, devoção e glória. Toda a nação Sportinguista, sente orgulho em dizer: SOU DO SPORTING! 
  9. Após o roubo de Barcelos, voltamos a vencer o Feirense e Leiria pela margem mínima. Nessa altura, estávamos focados na LE e no próximo adversário.
  10. Limpamos o Metalist, com grande categoria! Bastou uma vitória caseira e novo jogo de garra na Ucrania. Estávamos nas MF da LE... quem diria.
  11. Novo jogo no campeonato, agora frente ao slb. Vitória limpinha que pecou por escassa. Numa exibição plena de categoria.
  12. Nova deslocação à Madeira para defrontar o Nacional. Nova vitória! Já só estávamos a 6 pontos do 3º classificado.
  13. No duelo com os leões de Bilbao para as meias finais da LE, fomos eliminados ingloriamente. Fizemos tudo para estar na final. A sorte da eliminatória não esteve do nosso lado.
  14. Na ressaca da frustração da eliminação da LE, recebemos e vencemos a Académica. Nessa jornada (28), o braga perdeu. Estávamos a 3 pontos do acesso à LE. Tínhamos dois jogos para esse efeito. Um no dragão e outro com o braga. Tudo era possível!
  15. Na deslocação ao dragão, chamaram o Pedro Proença. Com uma dívida de gratidão para com o padrinho, fez o trabalho de carrasco. Antes dos golos do fcp, expulsou os dois centrais do Sporting. Num jogo em que a dualidade de critérios foi gritante. Afastaram-nos assim da luta pelo acesso à LC.  Uma luta que acreditamos ser possível vencer, mesmo que fosse algo inpensável quando o Sá pegou na equipa.
  16. Terminamos o campeonato com uma vitória... sobre o Braga.
  17. Restava a final da Taça. Um jogo que não podíamos perder. A exibição foi pálida, muito pálida. A tristeza invadiu o coração dos Sportinguistas. Este era daqueles jogos para ganhar. Foi a pior exibição desde que tu tomaste conta da equipa.
No entanto, esta derrota não apaga:

  • toda a recuperação na tabela classificativa efectuada desde que pegaste  na equipa.
  • Vitórias em todos os jogos disputados em casa.
  • O orgulho após os jogos com Manchester City.
  • Exibições onde o ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA estiveram presentes.
  • a construção de jogo deixou de ser feita pelo futebol directo do Polga, para começar a ser construído a partir de trás com qualidade na posse de bola.
Não te preocupas Sá, eu não me esqueço nem sou ingrato...


6 comentários:

  1. Grande post. muito bem preparado e documentado na memória. As cabeças deviam de ser como um programa de computador: não entra? F5

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que está escrito, mas.... será o Sa pinto treinador para o sporting? Mas desde o principio, quando tomou conta da equipe.O sporting nao merece um treinador experiente? Onde acabará o Sa pinto? Na liga de honra? Primeiro se faz a faculdade e depois se aprende a escrever?Tenho as minhas duvidas numa boa época.

    ResponderEliminar
  3. espectacular post...há, de facto, alegados sportinguistas com memória muito curta! e ainda mais que passam do 8 ao 80(0) e do 80(0) ao 8 no espaço que intermedeia um jogo...Sá Pinto é o homem em quem tenho plena confiança para esta época! Domingos é portista e esteve a fazer um frete durante todo o tempo em que comandou a equipa do Sporting, perdeu tantos ou mais jogos na pré-época do que Sá, a equipa apresentava um futebol muito mais fraco (miserável diria eu) e nem vontade de correr tinha...no entanto foi defendido até há bem pouco tempo (ainda há quem o defenda) que foi mal dispensado...só desejo que o Coração de Leão dê continuidade ao que fez durante o final de época passada para calar toda essa gente! é que jogos a doer são bem diferentes dos amigáveis...ainda me lembro de um tal de Villas-Boas (ou Libras-Boas, como quiserem) que fez uma pré-época miserável e depois terminou como se viu...não querendo fazer do fóculporto um exemplo, apenas do seu treinador...
    Sportinguistas, acima de tudo calma e confiança!
    APERTA COM ELES SÁ PINTO! E FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  4. Caro Leão da Bancada Nascente,
    Eu também não gosto de ser ingrato e tenho boa memória. De mais de 30 anos de sócio e acompanhei o percurso do treinador desde os primeiros tempos como jogador. O que se pode dizer mais...tenho boa memória dos festejos efusivos do dito e da sua entrega ao clube bem como das imbecilidades que foram pululando até ao final da carreira enquanto jogador (jogo de despedida...acabou tudo bem para o visado?) e pior ainda enquanto dirigente do futebol (corrido do clube ás tantas da manhã após um episódio lastimável).
    Será que a memória de alguns é assim tão selectiva ou será o desespero a minar a mínima lucidez que é exigível a qualquer adepto que se preze embora ame o seu clube?
    Como os afectos (seu e meu) ao clube não são passíveis de ser mensuráveis para ser comparados e a próxima época deverá ter resultados desportivos em linha com 80% dos resultados dos últimos 30 anos, que tal deixar a parvoíce de lado e a publicidade gratuita a gente com quase tudo a provar e focar as atenções em assuntos do clube de maior interesse. Exemplos: opções técnicas e tácticas no futebol, modalidades amadoras, gestão do clube e SAD.
    SLeoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Vejo que as suas memórias mais marcantes são as negativas. Cada um fixa ou puxa da memória aquilo que quer.
      Não tenho dúvidas, que o Sá, na balança entre o que fez de bem e o que fez de mal, tem os pratos muito desequilibrados a pender para as coisas boas que deu ao Sporting. Não Acha?
      Apraz-me perguntar e na esteira da sua interpelação, será que tem memória selectiva ou será só mesmo cegueira?

      Só para lembrar, o post que está a comentar, tem epicentro no trabalho do Sá Pinto desde Fevereiro de 2012 no comando técnico da equipa principal.

      Eliminar
  5. Eu confesso que quando Sá Pinto pegou na equipa pensei que para terminar a época seria a melhor opção, mas que para o inicio desta nova época teria-mos de arranjar outro, com mais experiência e formação, e que o Sá não estava, ainda, à altura disto. Mas confesso que o Sá pinto me convenceu, demonstrou uma maturidade, calma, e inteligência táctica e de gestão de balneário que confesso, não estava à espera de ver nele.

    Dou o braço a torcer e hoje, confio e acredito no Sá Pinto!

    ResponderEliminar