domingo, 5 de agosto de 2012

Dilemas existenciais...


Quem não concordar, que temos um dos melhores planteis (ainda não está fechado) das ultimas décadas, escusa de continuar a ler este post.



Plantel Sporting 2012/2013

Guarda-redes

  • Rui Patrício
  • Marcelo Boeck

Defesas

  • Daniel Carriço
  • Onyewu
  • Cédric Soares
  • Pereirinha
  • Insúa
  • Xandão
  • Khalid Boulahrouz
  • Marcos Rojo

Médios

  • Gelson Fernandes
  • Zakaria Labyad
  • Schaars
  • Rinaudo
  • Elias
  • André Martins
  • Adrien Silva
  • Danijel Pranjic
  • Izmailov

Avançados

  • Wolfswinkel
  • Diego Capel
  • Carrillo
  • Jeffren
  • Wilson Eduardo
  • Diego Rubio
  • Valentín Viola
Ontem, jogaram de início:
Rui Patrício 
Pereirinha, Boulahrouz, Rojo, Pranjic
Elias, Schaars
Carrillo, André Martins, Capel
Wolfswinkel

Hoje, jogam de início:
Marcelo
Cédric, Xandão, Onyewu, Insua
Rinaudo, Gelson
Jeffren, Adrien, Wilson Eduardo
Rubio
(Neste 11, podiam aparecer se estivessem disponíveis: Labyad, Izmailov e Viola)

Duas equipas diferentes!!! 
Apelando, ao treinador de bancada que há dentro de cada um de nós, pergunto:
NOS JOGOS DE PREPARAÇÃO, ACHAM QUE DEVIAM JOGAR SEMPRE OS MESMOS JOGADORES OU, PELO CONTRÁRIO, DEVEM DAR-SE OPORTUNIDADES A TODOS, DE FORMA A MOTIVAR O PLANTEL?

Faço esta pergunta, porque me preocupa tanta preocupação, com resultados de pré-época e com opções de permitir que todos os elementos do plantel joguem.

Com certeza para a semana, já vamos ter um 11 próximo ao que se vai apresentar em Guimarães.

Passar da euforia à depressão e da depressão à euforia, por simples treinos de preparação para o campeonato, não era apanágio dos Sportinguistas...

Vejam este exemplo:
o Carrillo frente ao Belenenses foi pouco mais que um jogador banal!
Escreveu-se que o peruano "era muito puto", "só jogava quando queria", "não vai lá"... isto, só transcrevendo, o que de mais simpático foi escrito.
Frente aos franceses, no jogo de apresentação em Alvalade, marcou 2 golos... encheu capas de jornais e todos dizem maravilhas do "puto peruano".

Se hoje ganharmos, já está tudo bem?
Claro que não!

14 comentários:

  1. mas ontem o Carrillo tb nao foi mais que um jogador banal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimenta jogar num campo de batatas com muita areia

      Eliminar
  2. Concordo com o post, estes jogos nao passam de treinos, quand AVB fez a pre-epoca nao ganharam um jogo so k logo a seguir a serio conquistou tudo o k havia para conquistar, por isso so mesmo no SCP é k s ve certos comentarios e criticas isto é so pre - epoca, treinos!!!
    SL

    ass:wolfswinkelstar9

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também é verdade que nos primeiros 3 jogos, os corruptos tiveram uma ajudinha extra, evé esse o maior problema do Sporting.... Não tem, nem terá essa ajudinha! Aliás, se tropeçar, os que amparam os corruptos (e por vezes os galinhas), vão empurrar o Sporting e fazê-lo cair. Aí reside a grande diferença, se o Sporting fizer uma grande pré-época, os bois apitadores serão mais contidos, mas se não fizer, os gajos poderão fazer as maiores asneiras que a comunicação social ainda os apoioará.... Vejam o caso do jogo de apresentação da equipa B!

      Eliminar
  3. Claro que devem jogar todos.
    Caso contrário, como se motiva um plantel?

    ResponderEliminar
  4. Tira Insúa, Izma e Onyewu a esse plantel (pelas opções até agr, parece que estão para sair). Depois põe a possibilidade de Ricky se lesionar...
    Espero estar enganado...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Insúa e Onyewu sobretudo pela força e energia positiva que pareciam incutir no balneário, parecendo sentir de verdade a camisola que vestem.

    ResponderEliminar
  6. Creio que as culpas das más exibições do Sporting, e esta de Huelva é só mais uma das muitas que nos esperam ao longo da época, continuam a ser dos jornalistas e da comunicação social em geral. Que diabo! Não procurem agora outros alvos. Temos de nos entreter e a atirar na direcção da imprensa e nada mais... Vocês são uns cromos. Quando acordarem todos já não haverá remédio...

    ResponderEliminar
  7. lolololo, agora é o campo..tenham um pouco de vergonha.. entao o campo nao foi para as duas equipas??? melhor jogador do sporting PATRICIO. eles chegavam bem á nossa baliza..
    Eu continuo a dizer, esta tatica é demasiado defenssivo, o que va,le fazer 100 passes na defesa, se nao temos fio nenhum de jogo..??
    SA PINTO, é bom é a fazer anuncios.

    ResponderEliminar
  8. Excelente Post! Mas também acho que a maioria dos comentários demonstrando já grandes preocupações com este ou aquele jogador, e com o seu rendimento, só podem vir de pessoas com muito poucos anos disto, e pouco experientes na matéria...

    Quando a bola começar a rolar a sério, é que se irá ver quem tem "unhas" ou não.

    Este clube tem uma capacidade extraordinária para se "auto-flagelar" como nenhum outro, e muitos adeptos sportinguistas dão uma grande ajuda nessa matéria.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Os adeptos têm que ser exigentes, exactamente agora e não quando o clube já estiver a 10 ou 15 pontos dos primeiros, como aconteceu nas duas últimas épocas. Criticar com exigência e pela positiva não fazem mal a ninguém. Todos nós nos nossos locais de trabalho se não o fizermos de acordo com os padrões de satisfação também somos chamados à atenção.

    O meu receio é que o treinador Sá Pinto não tenha capacidade de colocar a equipa a jogar futebol dentro dos padrões que devem ser exigidos a um clube com a grandeza do nosso. Na época passada fomos uma grande decepção quando tivemos que assumir o jogo, exemplos disso são os jogos com Setúbal e a própria final da Taça. Nos jogos contra adversários de maior valia e na liga europa o Técnico armava a equipa como fazem os treinadores do Rio Ave ou Beira Mar quando jogam em Alvalade: linhas recuadas, bem juntas para não dar espaço aos adversários e depois aproveitavam as brechas do adversário para em transições os surpreendermos. Ora, o Sporting Clube de Portugal, a quem se exige que seja campeão nacional, não pode jogar como o Rio Ave, tem que assumir os jogo em todas as partidas e isso eu não estou a ver que possa acontecer com Sá Pinto, pese o facto de ter à sua disposição atletas de grande valor.

    Oxalá me engane e seja surpreendido quando começarem os jogos a valer.

    JJR

    ResponderEliminar
  10. Como é óbvio as prés-épocas são feitas para se construírem automatismos num plantel e especialmente num 11.
    É durante este período que se devem fazer todas as experiências para que se ponha a máquina a carburar bem quando começarem os jogos a doer.
    Agora sem dúvida que estou de acordo quando se diz que o Sporting tem o melhor plantel dos últimos anos mas, também sou obrigado a dizer, que este plantel ainda não está perfeito pois encontra-se desequilibrado.
    E aonde é que ele está desequilibrado??? Pois falta-lhe no mínimo 1 ou 2 pontas de lança de área para jogarem no meio dos centrais, como por exemplo Jardel ou Acosta falando nos mais recentes. No plantel só temos o Wolfswinkel com essa perfomance.
    Mas analisamos o plantel por posições;

    Guarda-Redes - Acho que se está muito bem servido, pois tanto Patricio como Marcelo dão todas as garantias.

    Lateral Direito - Nesta posição temos um jovem (Cedric) com largo futuro mas na minha opinião ainda um pouco verde para estas andanças mas muito certinho e, por outro lado, Pereirinha, é o inverso do seu colega ou seja, já com alguma experiência mas muito inconstante. Atrevo-me a dizer que caso as lesões o deixem definitivamente, o Sporting tem na sua equipa secundária o lateral direito que pode vir a dar mais garantias.

    Centrais - Eu não acho que 5 centrais seja um numero exagerado para se ter no plantel mas, acho que era desnecessário, contratar-se o Khalid Boulahrouz (apesar de valor que o jogador tenha), pois a vaga do 5º central podia vir em caso de necessidade da equipa secundária.

    Lateral Esquerdo - Outra posição que não vai dar dores de cabeça pois tanto Insua como Danijel Pranjic dão garantias suficientes.
    Agora o que eu não percebo o porquê da contratação do Pranjic, quando se vai buscar o Rojas que também faz aquela posição.

    Médio Defensivo - Outro lugar bem preenchido caso se venha a voltar ter o velho Rinaudo. Gelson muito boa aquisição.

    Médios interiores - Schaars encontra-se muito longe do jogador que foi na época passada (eu não quero pensar que a forma que apresentou na época passada foi somente para vir a ser convocado para o Europeu), Izmailov continua a ser uma incógnita.

    continua

    ResponderEliminar
  11. Médios Ofensivos - Zakaria Labyad é um grande reforço mas pergunto se é o homem indicado para vir a ser o patrão? É preciso ver que é um jovem com 19 anos e vem para um país e um futebol diferente e, como tal, precisa de adaptação. Izmailov, Adrien e Pranjic são outras opções que podem fazer o lugar.

    Alas Estremos - É com muita pena minha que vejo dois jovens que muito podiam dar á equipa e que ambos pelo seu motivo, não tem dado e tenho receio que venham a dar. Falo de Carrillo que tem uns pés espectaculares e se quiser pode vir a ser um jogador de eleição, mas para isso tem que ser mais constante nas suas exibições. Não pode ser um jogador que faça hoje um bom jogo e nos seguintes desapareça.
    O outro jogador que me refiro é Jeffren. Jogador cheio de potencial mas que as amaldiciadas lesões tanto o tem prejudicado e que o levaram a estagnar.
    Espero sinceramente que estes dois jovens tenham uma mudança de 360 graus para melhor em relação à época anterior.
    Capel,Wilson Eduardo, Viola,Izmailov e Labyad são outras opções para as alas.

    Ponta de Lança - Aqui está a grande dor de cabeça deste plantel.
    Se é uma verdade que temos vário pontas de lanças moveis como o Rubio, Viola e Jeffren, que jogam em toda a largura da frente, já para jogar dentro da área no meio dos centrais só temos o Wolfswinkel o que é muito pouco.Um avançado estilo Bendtner (e não estou a dizer que seja ele mas que daria jeito, lá isso daria), bem constituído fisicamente e oportuno, era a cereja no topo do bolo.
    Eu até já pensei no seguinte.
    Nós precisamos de um avançado com esse perfil, não temos dinheiro, conseguir-se o empréstimo de algum com valor é difícil a começar pelo vencimento, então se o Celtic mostrou interesse no Baldé é porque viu algo de interessante nele, o jovem também sabe marcar golos como o mostrou na Bélgica, se o Sporting é um clube que aposta tanto nos jovens e na sua cantera, então porque não apostar no miúdo que tenho a certeza que faria bem melhor do que algumas vedetas que nos custaram bastantes euros, que passaram pelo clube. Quem sabe o que poderia sair dali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa análise.
      Só fico com uma dúvida: o Sporting deve jogar com 2 PL`s?
      Se jogar o PL fixo que defende, o VW deve ir para o banco?

      Eliminar