quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Caro Sá


Caro Sá,
podes ter a certeza de uma coisa: não te vou virar as costas, quando sei que mais precisas de mim!
Sá, não te digo nada de novo se disser: vivemos num "mundo cão"!
Quando mais precisas, aqueles que andaram contigo em ombros, aqueles que ficaram orgulhosos com a vitória com Bilbao, slb ou Manchester e te deram palmadinhas nas costas, hoje esquecem tudo e querem-te ver pelas costas!
Hoje, vi a tua conferência de imprensa e é evidente a tua tristeza!
Podes colocar um sorriso no rosto e dizer que está tudo bem. No entanto, para os teus amigos Sportinguistas, basta uma troca de olhares para perceber o que vai dentro de ti!


"Uma mão amiga vale mais que mil mãos que te empurram"

Sá, quero voltar a ver-te sorrir de forma genuína!
Quero ver-te ganhar!
O teu sucesso é o sucesso do teu, do meu, do nosso Sporting.


Eu não me esqueço:

  1. Em Fevereiro entregaram-te uma equipa feita em pedaços... de papel. Um grupo que após a derrota na Madeira, com uma exibição tão ridícula como o comportamento do Domingos no banco. Que passava para o 5º lugar atrás do Marítimo. Com 16 pontos de atraso para o 1º e 8 para o 3º classificado.
  2. No teu 1º jogo, fomos a Legia e viu-se um grupo a "lamber feridas" mas unido. Trouxemos um empate difícil, num terreno complicado com um ambiente bastante adverso.
  3. De seguida, em três jogos caseiros outras tantas vitórias. Todas pelo mesmo resultado: 1-0. Passamos 1/8 de final da LE. Com as duas vitórias no campeonato, passamos a estar a 11 pts do 1º classificado. Que ousadia!!!
  4. Na jornada seguinte, cortaram-nos a «tesão». Fomos a Setubal e levamos com o André Gralha que apesar do nome, cometeu poucos erros no trabalho encomendado. Estávamos a levantar a cabeça, era necessário puxar-nos para baixo. 
  5. Foi anunciado como o próximo genocídio. Seriamos trucidados pelo Manchester City. Vencemos!!! E até marcamos de calcanhar. Mais uma vitória em Alvalade. Nessa altura, já não chegava ganhar. Para alguns, a vitória por 1-0 era sempre um problema, um defeito.
  6. Para esses, a resposta esteve no jogo seguinte. A vítima foi o Guimarães. Foram 5 golos sem resposta e uma exibição de gala. Nesta jornada, o fcp empata em casa frente à Académica e voltamos a estar mais próximos da equipa comandada por Vitor Pereira.
  7. Que ousadia a nossa! É preciso chamar o Bruno Paixão a Barcelos para "bater" nos leões.
  8. Entretanto, fazemos uma exibição épica em Manchester. De esforço, dedicação, devoção e glória. Toda a nação Sportinguista, sente orgulho em dizer: SOU DO SPORTING! 
  9. Após o roubo de Barcelos, voltamos a vencer o Feirense e Leiria pela margem mínima. Nessa altura, estávamos focados na LE e no próximo adversário.
  10. Limpamos o Metalist, com grande categoria! Bastou uma vitória caseira e novo jogo de garra na Ucrania. Estávamos nas MF da LE... quem diria.
  11. Novo jogo no campeonato, agora frente ao slb. Vitória limpinha que pecou por escassa. Numa exibição plena de categoria.
  12. Nova deslocação à Madeira para defrontar o Nacional. Nova vitória! Já só estávamos a 6 pontos do 3º classificado.
  13. No duelo com os leões de Bilbao para as meias finais da LE, fomos eliminados ingloriamente. Fizemos tudo para estar na final. A sorte da eliminatória não esteve do nosso lado.
  14. Na ressaca da frustração da eliminação da LE, recebemos e vencemos a Académica. Nessa jornada (28), o braga perdeu. Estávamos a 3 pontos do acesso à LE. Tínhamos dois jogos para esse efeito. Um no dragão e outro com o braga. Tudo era possível!
  15. Na deslocação ao dragão, chamaram o Pedro Proença. Com uma dívida de gratidão para com o padrinho, fez o trabalho de carrasco. Antes dos golos do fcp, expulsou os dois centrais do Sporting. Num jogo em que a dualidade de critérios foi gritante. Afastaram-nos assim da luta pelo acesso à LC.  Uma luta que acreditamos ser possível vencer, mesmo que fosse algo impensável quando o Sá pegou na equipa.
  16. Terminamos o campeonato com uma vitória... sobre o Braga.
  17. Restava a final da Taça. Um jogo que não podíamos perder. A exibição foi pálida, muito pálida. A tristeza invadiu o coração dos Sportinguistas. Este era daqueles jogos para ganhar. Foi a pior exibição desde que tu tomaste conta da equipa.
No entanto, esta derrota não apaga:

  • toda a recuperação na tabela classificativa efectuada desde que pegaste  na equipa.
  • Vitórias em todos os jogos disputados em casa.
  • O orgulho após os jogos com Manchester City.
  • Exibições onde o ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA estiveram presentes.
  • a construção de jogo deixou de ser feita pelo futebol directo do Polga, para começar a ser construído a partir de trás com qualidade na posse de bola.
Não te preocupas Sá, eu não me esqueço nem sou ingrato... 

15 comentários:

  1. Illuminator
    São os ingratos que vão voltar para festejar o nosso título!(nas vitórias lá estão eles) nos momentos maus é que se vê quem é quem força scp campeões somos nós amanhã 5 a 0 (hat-ricky capel e adrien)

    ResponderEliminar
  2. Lindo, Lindo, Lindo!
    Sporting até morrer!

    ResponderEliminar
  3. Sá Pinto, ganhaste 11 jogos em casa e perdeste 1.

    as 11 vitórias não contam, só a a derrota.

    Tristes adeptos

    ResponderEliminar
  4. Se o Sporting tem ganho os jogos para a 1ª. Liga, a esta hora, andahaveriam cavalos sebosos e com óculos à comentador adepto do Braga (TVI24), a mal-dizer de nós, com ironias de cheirar a cáca de bebé!

    ResponderEliminar
  5. RESALVA: onde se lê "andahaveriam", deve ler-se ainda haveriam...

    ResponderEliminar
  6. Excelente! é isto que muitos sportingusitas deviam ler!

    ResponderEliminar
  7. GRRRRR!
    Não dificultem a tarefa aos meus sacristões.
    Sá Pinto tem que sair.
    Neste momento é o único ponto que se pode atacar pelos insucessos nestas duas jornadas.É por aí que as minhas hordas de analfabetos têm que entrar.
    Só assim conseguiremos criar o caos e minar a Diracção do clube.
    Rublos!
    Quero rublosssss!

    ResponderEliminar
  8. Um projecto recente à procura de crescer, por isso venho propor uma troca de links. Já estão na nossa blogroll, visitem e comentem.
    somosporting.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Haja alguém que pensa como eu. Este post era exactamente o que eu precisava de ler. Obrigado!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Wow that was odd. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn't appear.
    Grrrr... well I'm not writing all that over again.
    Anyway, just wanted to say superb blog!

    Take a look at my web page random word stimulation

    ResponderEliminar