Caro Sá:
Não sou ingrato nem tenho memória curta!
Nunca avalio as pessoas, apenas pelas últimas imagens. O trabalho de alguém, se o quisermos avaliar num dado momento, mesmo que seja antes de ser finalizado, deve ser feito pelo cômputo geral. E nunca, pelo último resultado ou pela última imagem.
Faço esta introdução, porque tenho lido alguns sportinguistas, dizer que após a derrota da Taça, estão desconfiados do que és capaz de fazer. Que esta pré-época não está a correr bem e que não sabem se tens "unhas" para este plantel.
Não tenho nenhum SPORTINGÓMETRO para medir o sportinguismo de cada um.
Não tenho, nem quero ter. No entanto, afirmo com todas as letras, ninguém quer mais que eu, que o Sporting seja campeão! Ninguém quer mais que tu, ganhar o campeonato com o teu/nosso Sporting.
Existem as criticas construtivas! Existe a critica com má-fé!
Existem os que atiram pedras e escondem a mão, esperando que tudo se desmorone!
Existem os alinhados com a corrente de opinião.
São aqueles a quem falta personalidade para afirmar o que pensam.
De há uns tempos a esta parte, passou a ser moda, dizer mal de tudo o que se faz e de todos os que servem o Sporting. E aqueles que não alinhem neste discurso de "bota-abaixo", é desconsiderado como Sportinguista. Vejo nos chats, gente que até tem medo de elogiar uma medida ou um elemento da Direcção do Sporting. Porquê?
O Sporting não é o mais importante?
Alguém ousa pensar, que as pessoas que lá estão não querem ganhar? Ou que não vende o Matias por um valor superior porque não quer?
Ninguém está acima da critica. Muito menos no clube que amamos e que, por maioria de razões, metemos o coração à frente da razão! Mas, vamos ter bom senso nas criticas!
Sá, não querendo desviar do assunto central do post, mas tendo a noção que já me desviei, quero-te dizer que tenho memória e não me esqueço:
- Em Fevereiro entregaram-te uma equipa feita em pedaços... de papel. Um grupo que após a derrota na Madeira, com uma exibição tão ridícula como o comportamento do Domingos no banco. Que passava para o 5º lugar atrás do Marítimo. Com 16 pontos de atraso para o 1º e 8 para o 3º classificado.
- No teu 1º jogo, fomos a Legia e viu-se um grupo a "lamber feridas" mas unido. Trouxemos um empate difícil, num terreno complicado com um ambiente bastante adverso.
- De seguida, em três jogos caseiros outras tantas vitórias. Todas pelo mesmo resultado: 1-0. Passamos 1/8 de final da LE. Com as duas vitórias no campeonato, passamos a estar a 11 pts do 1º classificado. Que ousadia!!!
- Na jornada seguinte, cortaram-nos a «tesão». Fomos a Setubal e levamos com o André Gralha que apesar do nome, cometeu poucos erros no trabalho encomendado. Estavamos a levantar a cabeça, era necessário puxar-nos para baixo.
- Foi anunciado como o próximo genocídio. Seriamos trucidados pelo Manchester City. Vencemos!!! E até marcamos de calcanhar. Mais uma vitória em Alvalade. Nessa altura, já não chegava ganhar. Para alguns, a vitória por 1-0 era sempre um problema, um defeito.
- Para esses, a resposta esteve no jogo seguinte. A vítima foi o Guimarães. Foram 5 golos sem resposta e uma exibição de gala. Nesta jornada, o fcp empata em casa frente à Académica e voltamos a estar mais próximos da equipa comandada por Vitor Pereira.
- Que ousadia a nossa! É preciso chamar o Bruno Paixão a Barcelos para "bater" nos leões.
- Entretanto, fazemos uma exibição épica em Manchester. De esforço, dedicação, devoção e glória. Toda a nação Sportinguista, sente orgulho em dizer: SOU DO SPORTING!
- Após o roubo de Barcelos, voltamos a vencer o Feirense e Leiria pela margem mínima. Nessa altura, estávamos focados na LE e no próximo adversário.
- Limpamos o Metalist, com grande categoria! Bastou uma vitória caseira e novo jogo de garra na Ucrania. Estávamos nas MF da LE... quem diria.
- Novo jogo no campeonato, agora frente ao slb. Vitória limpinha que pecou por escassa. Numa exibição plena de categoria.
- Nova deslocação à Madeira para defrontar o Nacional. Nova vitória! Já só estávamos a 6 pontos do 3º classificado.
- No duelo com os leões de Bilbao para as meias finais da LE, fomos eliminados ingloriamente. Fizemos tudo para estar na final. A sorte da eliminatória não esteve do nosso lado.
- Na ressaca da frustração da eliminação da LE, recebemos e vencemos a Académica. Nessa jornada (28), o braga perdeu. Estávamos a 3 pontos do acesso à LE. Tínhamos dois jogos para esse efeito. Um no dragão e outro com o braga. Tudo era possível!
- Na deslocação ao dragão, chamaram o Pedro Proença. Com uma dívida de gratidão para com o padrinho, fez o trabalho de carrasco. Antes dos golos do fcp, expulsou os dois centrais do Sporting. Num jogo em que a dualidade de critérios foi gritante. Afastaram-nos assim da luta pelo acesso à LC. Uma luta que acreditamos ser possível vencer, mesmo que fosse algo inpensável quando o Sá pegou na equipa.
- Terminamos o campeonato com uma vitória... sobre o Braga.
- Restava a final da Taça. Um jogo que não podíamos perder. A exibição foi pálida, muito pálida. A tristeza invadiu o coração dos Sportinguistas. Este era daqueles jogos para ganhar. Foi a pior exibição desde que tu tomaste conta da equipa.
- toda a recuperação na tabela classificativa efectuada desde que pegaste na equipa.
- Vitórias em todos os jogos disputados em casa.
- O orgulho após os jogos com Manchester City.
- Exibições onde o ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA estiveram presentes.
- a construção de jogo deixou de ser feita pelo futebol directo do Polga, para começar a ser construído a partir de trás com qualidade na posse de bola.
Grande post. muito bem preparado e documentado na memória. As cabeças deviam de ser como um programa de computador: não entra? F5
ResponderEliminarConcordo com tudo o que está escrito, mas.... será o Sa pinto treinador para o sporting? Mas desde o principio, quando tomou conta da equipe.O sporting nao merece um treinador experiente? Onde acabará o Sa pinto? Na liga de honra? Primeiro se faz a faculdade e depois se aprende a escrever?Tenho as minhas duvidas numa boa época.
ResponderEliminarespectacular post...há, de facto, alegados sportinguistas com memória muito curta! e ainda mais que passam do 8 ao 80(0) e do 80(0) ao 8 no espaço que intermedeia um jogo...Sá Pinto é o homem em quem tenho plena confiança para esta época! Domingos é portista e esteve a fazer um frete durante todo o tempo em que comandou a equipa do Sporting, perdeu tantos ou mais jogos na pré-época do que Sá, a equipa apresentava um futebol muito mais fraco (miserável diria eu) e nem vontade de correr tinha...no entanto foi defendido até há bem pouco tempo (ainda há quem o defenda) que foi mal dispensado...só desejo que o Coração de Leão dê continuidade ao que fez durante o final de época passada para calar toda essa gente! é que jogos a doer são bem diferentes dos amigáveis...ainda me lembro de um tal de Villas-Boas (ou Libras-Boas, como quiserem) que fez uma pré-época miserável e depois terminou como se viu...não querendo fazer do fóculporto um exemplo, apenas do seu treinador...
ResponderEliminarSportinguistas, acima de tudo calma e confiança!
APERTA COM ELES SÁ PINTO! E FORÇA SPORTING!
Caro Leão da Bancada Nascente,
ResponderEliminarEu também não gosto de ser ingrato e tenho boa memória. De mais de 30 anos de sócio e acompanhei o percurso do treinador desde os primeiros tempos como jogador. O que se pode dizer mais...tenho boa memória dos festejos efusivos do dito e da sua entrega ao clube bem como das imbecilidades que foram pululando até ao final da carreira enquanto jogador (jogo de despedida...acabou tudo bem para o visado?) e pior ainda enquanto dirigente do futebol (corrido do clube ás tantas da manhã após um episódio lastimável).
Será que a memória de alguns é assim tão selectiva ou será o desespero a minar a mínima lucidez que é exigível a qualquer adepto que se preze embora ame o seu clube?
Como os afectos (seu e meu) ao clube não são passíveis de ser mensuráveis para ser comparados e a próxima época deverá ter resultados desportivos em linha com 80% dos resultados dos últimos 30 anos, que tal deixar a parvoíce de lado e a publicidade gratuita a gente com quase tudo a provar e focar as atenções em assuntos do clube de maior interesse. Exemplos: opções técnicas e tácticas no futebol, modalidades amadoras, gestão do clube e SAD.
SLeoninas
Caro anónimo,
EliminarVejo que as suas memórias mais marcantes são as negativas. Cada um fixa ou puxa da memória aquilo que quer.
Não tenho dúvidas, que o Sá, na balança entre o que fez de bem e o que fez de mal, tem os pratos muito desequilibrados a pender para as coisas boas que deu ao Sporting. Não Acha?
Apraz-me perguntar e na esteira da sua interpelação, será que tem memória selectiva ou será só mesmo cegueira?
Só para lembrar, o post que está a comentar, tem epicentro no trabalho do Sá Pinto desde Fevereiro de 2012 no comando técnico da equipa principal.
Eu confesso que quando Sá Pinto pegou na equipa pensei que para terminar a época seria a melhor opção, mas que para o inicio desta nova época teria-mos de arranjar outro, com mais experiência e formação, e que o Sá não estava, ainda, à altura disto. Mas confesso que o Sá pinto me convenceu, demonstrou uma maturidade, calma, e inteligência táctica e de gestão de balneário que confesso, não estava à espera de ver nele.
ResponderEliminarDou o braço a torcer e hoje, confio e acredito no Sá Pinto!