Luís Godinho Lopes cumpriu seis meses de mandato e faz o balanço do trabalho desenvolvido na presidência do Conselho Directivo. Leia a entrevista na integra, na edição do jornal Sporting, terça-feira nas bancas.
Jornal Sporting – Qual o balanço que faz dos primeiros seis meses como presidente do Sporting?
Luís Godinho Lopes – O Sporting está completamente diferente do que encontrei quando cheguei. E encontrei um Clube completamente diferente do que tinha deixado em 2002/03, pois, nestes quase 10 anos, houve várias questões que se perderam e estamos a recuperar o Sporting, num processo evolutivo que ainda não terminou. Perdeu-se a afinidade de ser Clube, a ligação com os sócios e os adeptos, e também o Sporting já não era uma marca forte. Temos, como adeptos, um terço da população portuguesa, que não estava a ser devidamente acompanhada, e senti que a ligação do Sporting com os patrocinadores e parceiros estava perdida. O Clube não valorizava a marca e os nossos parceiros estavam aqui quase por obrigação. Tenho falado com muitos sportinguistas, inclusive com mais de 80 Núcleos – pois somos um Clube com verdadeira dimensão nacional – e, desta forma, tivemos a necessidade de lançar vários projectos em simultâneo.
Está satisfeito com os primeiros resultados desses projectos que lançou quando assumiu a presidência «leonina»?
Tem sido um trabalho de equipa, que é notório, pois seria impossível atacar, sozinho, tantas frentes ao mesmo tempo. A forma como conseguimos – juntamente com os membros da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Leonino – fazer os novos estatutos, prova que o Sporting está unido, pois foi uma vitória de todos, tal como na auditoria, que tem contado com contributos preciosos de todos os elementos que a acompanham. Para além disso, tenho recebido várias pessoas que têm tentado dar o seu contributo para o Clube, em matérias importantes. É evidente que os resultados medem-se de várias maneiras, mas registo com felicidade a forma como os adeptos acompanham a equipa, como em Aveiro, onde vi 16 mil sportinguistas. Quando falámos que o «Sporting está de volta», muitos quiseram fazer passar a mensagem de que o objectivo seria ser campeão logo no primeiro ano, o que é uma forma errada de abordar o assunto. O Sporting está de volta por tudo aquilo que referi: tem atenção com os sócios; com os patrocinadores; procura dar a dimensão desportiva que o Clube merece; fez regressar figuras que serviram o Sporting com dignidade, como Sá Pinto, Vidigal, Manuel Fernandes, Beto ou Nélson; reforçou o valor da sua marca; desenvolve os contactos internacionais com países de todo o mundo, seja onde estão muitos sportinguistas ou onde podemos desenvolver os nossos projectos.
Jornal Sporting - Quais são os próximos desafios?
Luís Godinho Lopes - Primeiro, continuar a consolidação da relação com os sócios. Recuperar os que não pagam quotas, que é uma percentagem bastante elevada, e, em segundo lugar, aumentar o número de associados, com parcerias estabelecidas com os nossos parceiros institucionais para que estejam presentes nos Núcleos e mais próximos dos sportinguistas. Paralelamente a isso, continuar a fazer com que os nossos adeptos se sintam em casa, como a substituição do amarelo pelo verde no Estádio, para que haja maior identificação com as cores do Clube; reforçar a ligação com os mais jovens através do sucesso que tem sido o Jubas, fazendo ainda com que haja cada vez mais espaço no nosso jornal dedicado às crianças; reforçar a visibilidade das várias modalidades do Sporting, aumentando a ligação com os seus praticantes; criar relações no exterior para aproximar os sportinguistas da diáspora e reforçar o seu estatuto mundial; estar atento às eleições na Federação, não para «marcar as cartas», que é algo que não pretendemos, mas, sim, estar próximos do centro de decisões do futebol português; recuperar a relação com os accionistas da SAD e com as instituições da área financeira que têm trabalhado com o Clube. Ou seja, continuar a fazer crescer o Sporting.
Principais projectos lançados:
- Alteração de estatutos, com todos os sócios com direito de voto e sem necessidade de se deslocarem a Lisboa para exercer esse direito.
- Aumento do número de sócios
- Auditoria
- Reestruturação da SAD e do futebol de formação
- Aproximação aos sócios, Núcleos e patrocinadores
- Aposta forte no futebol profissional
- Recuperação das referências do Sporting
- Reforço das modalidades
- Valorização da marca
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