sábado, 3 de novembro de 2012

Mandamentos que nos fizeram cada vez maiores


Em 1924, José Salazar Carreira escreveu os ‘10 Mandamentos do Sporting’... que parecem continuar actuais:

1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.

2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.

3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.

4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.

5.º Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.

6.º Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.

7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos.

8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.

9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.

10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’ Pelo teu procedimento justifica a palavra.

3 comentários:

  1. E são tão actuais e tão mal cumpridos estes mandamentos...!!

    Se fossem respeitados...não estaríamos no estado actual em que nos encontramos...

    ResponderEliminar
  2. Também prova que o mito actual dos clubes alemães presididos por jogadores é isso mesmo, não passa de um mito. Já no que diz respeito ao SCP prova que regredimos muito.

    ResponderEliminar
  3. Continuo a pensar, ao contrário da maioria dos Sportinguistas, que Rui Patrício é um guarda redes muito limitado.
    Ainda no jogo com o Setúbal, estou convencido que a maior parte dos guardas redes da primeira liga teria defendido com relativa facilidade o lance do 2º golo.
    É a minha opinião, tão discutível como qualquer outra.

    DUARTE


    ResponderEliminar