segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A voz da nação Sportinguista


Caro Conselheiro Leonino,
 
Quero agradecer-lhe por me dar a possibilidade de usufruir dos textos que publica no blog “Bancada Nascente”, os quais demonstram não só o seu amor pelo nosso SCP, mas principalmente, a qualidade das análises e opiniões que transmite através dos mesmos.
Sinto, muitas vezes, nos seus textos, que há alguém que traduz em palavras os meus pensamentos, daí a facilidade de me identificar com os mesmos.
É preciso ter muito amor pelo nosso Sporting para dedicar tanto tempo ao referido blog e, principalmente, conseguir suportar alguns "comentários" de pessoas que dizem o que pensam e não pensam o que dizem, isto é, partindo do princípio que todo o ser humano é capaz de pensar, sendo certo que por vezes questiono esse pressuposto.
O seu trabalho é ainda muito mais meritório nestes tempos conturbados que vive o nosso clube. Aliás, só através blog’s como o seu vamos conseguindo desmontar as campanhas orquestradas, externas e, infelizmente, internas também, que só visam desestabilizar, ainda mais o SCP.
Só assim podemos por travão à ditadura imposta pelos nossos adversários nos meios de comunicação tradicionais, que os controlam e, através dos mesmos, fazem passar as suas mensagens.
O poder que advém de controlar a comunicação social nunca foi descurado pelos nossos adversários, nomeadamente por Pinto da Costa, basta ler o que refere sobre esta matéria um texto bastante antigo, mas, infelizmente, sempre actual, no livro "Golpe de estádio".
LFV também já percebeu isso há algum tempo  e colocou pessoas da sua confiança nos programas de TV (os quais transmitem de forma orquestrada a "mensagem" oficial), convidou agora o Moniz para vice e já antes tinha como seu colaborador o José Nuno Martins. A questão da renegociação dos direitos de televisão não está dependente de aspectos monetários (não creio que haja outro agente interessado na sua aquisição e a transmissão dos jogos através do canal do clube é inviável financeiramente), o que pretende é ter maior influência junto da "Olivedesportos".
Há poucos dias surgiu a notícia de que a "Olivedespostos" pretendia vender algumas das suas publicações a um grupo angolano. Curiosamente, ou não, deixava de fora desse negócio o jornal "O jogo"....
Nós não temos, de todo, nenhuma política de comunicação no nosso clube. E não é só pela falta de influência que temos nos meios de comunicação tradicionais. Também nos aspectos que dependem apenas do clube, as mensagens e os momentos raramente correspondem às necessidades.
Até reconheço competência e qualidade ao jornalista que contrataram à RR, Pedro Sousa, para a comunicação do clube. Mas é necessário uma política de comunicação mais global, mais abrangente. 
A comunicação não pode ser apenas aconselhar e/ou acompanhar jogadores, treinadores dirigentes nas conferências de imprensa. Não pode ser apenas a elaboração de comunicados a reagir a notícias adversas ao clube. 
É preciso estratégia, antecipação de cenários, criação de factos susceptíveis de serem notícia.
Bom, o texto já vai longo, peço desculpa. Mas, quando falamos/escrevemos sobre algo de que gostamos, por vezes é difícil controlar as palavras...
Termino, tal como comecei, agradecendo o seu excelente trabalho no blog “Bancada Nascente”, dando, também, os parabéns a todos aqueles que colaboram no mesmo.
 
Saudações Leoninas,
 
Gaspar

PS. Caro Gaspar Pereira, as minhas desculpas, pois não vi este texto que agora publico, enviado para o e-mail no dia 09 do corrente. É sem dúvida enriquecedor receber textos com enorme qualidade que merecem ser partilhados com todos os nossos leitores.

3 comentários:

  1. Just want to say your article is as astounding. The clarity to your post
    is just spectacular and i can assume you're a professional in this subject.
    Well along with your permission let me to grab your
    RSS feed to keep updated with approaching post. Thanks
    one million and please keep up the enjoyable work.


    Visit my weblog: random acts of kindess

    ResponderEliminar