segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Portimonense 1-3 Sporting

Como não tive posibilidades de ver o jogo, vou postar o texto do site oficial do Sporting:

O Sporting «fez» o resultado (3-1) nos primeiros 45 minutos, gerindo a vantagem na segunda parte. Maniche, André Santos e Hélder Postiga conseguiram os golos «leoninos».

O Sporting regressou ao Estádio do Algarve, desta vez para defrontar o Portimonense, com Paulo Sérgio a optar pela manutenção do «4x3x3» assimétrico, com Postiga como falso extremo, e um triângulo invertido no meio campo, composto por Pedro Mendes, no vértice inferior, e André Santos e Maniche um pouco mais à frente.
Depois de dois remates de fora da área – na tentativa de aproveitar o forte vento a favor na primeira parte – por parte dos algarvios, a que Patrício defendeu com segurança, Liedson (9 m), após lançamento longo da defesa, apareceu isolado frente a Ventura, mas o seu chapéu terminou nas mãos do guarda-redes adversário.
Hélder Postiga, aos 22 minutos, conseguiu fazer melhor, inaugurando o marcador ao chegar a uma bola perdida resultante de defesa incompleta de Ventura a livre directo de Maniche e o Portimonense, que conta com o ex-jogador «leonino» Litos no comando técnico, actuou desde o minuto inicial com o seu bloco recuado, procurando espaço para as transições rápidas, invariavelmente através de lançamentos longos para as costas da defesa «verde e branca» e, perante a desvantagem no marcador, tentou subir um pouco no terreno, com o Sporting – agora mais em posse – a explorar esse adiantamento algarvio.
Porém, e no melhor momento do Sporting na primeira parte, o Portimonense restabeleceu o empate através de um livre lateral convertido por Pedro Silva, com o esquema táctico a deixar Pires solto na pequena área (37 m) para finalizar sem qualquer hipótese para Rui Patrício.
Os «leões» não tremeram, voltando à vantagem cinco minutos depois, com Maniche a finalizar na zona central da grande área, após recuperação, e cruzamento, de Evaldo. André Santos, ainda antes do intervalo, marcou o seu primeiro golo oficial com a camisola principal do Sporting, num remate forte de fora da área, após assistência de Hélder Postiga.
Com dois golos de vantagem, e o forte vento a seu favor, o Sporting entrou na segunda parte, com Postiga ao lado de Liedson e Vukcevic mais perto dos três médios, mas, sobretudo, a controlar o ritmo e os momentos de jogo, cujos minutos foram passando sem ocasiões de perigo em ambas as balizas. O Portimonense transformou o seu 4x2x3x1 inicial, num 4x2x1x3 com que abordou os 20 minutos finais, mas o Sporting nada teve que mais alterar, já que os de Portimão raramente importunaram o último reduto «verde e branco». Ainda assim, Paulo Sérgio lançou Abel, por troca com Liedson, e depois Yannick por Vukcevic, com Rui Patrício, nos últimos dez minutos, a ser chamado a intervir um par de vezes, sempre com acerto.
Em suma um triunfo garantido na primeira parte e gerido na segunda, com o Sporting a voltar, mais de duas décadas depois, a vencer o Portimonense no Algarve, em partidas a contar para o campeonato.

Portimonense, 1


(1)Ventura; (5) Ricardo Pessoa, (4) Di Fábio, (3) André Pinto e (16) Nilson; (25) Soares, (5) Pedro Silva, (11) Lito, (7) Jumisse e (22) Candeias; (20) Pires. Treinador: Litos. Substituições: 45 m – Saiu Soares e entrou Pelembe (30), 58m – Saiu Lito e entrou Calvin Kadi (21), 69 m – Saiu Jumisse e entrou Pedro Moreira (15). Suplentes não utilizados: (12) Ivo Gonçalves, (26) Fernandes, (8) Elias e (27) Valência. Disciplina: cartões amarelos a Pedro Silva (30 m), Jumisse (47 m) e Di Fabio (85 m). Golo: Pires (38 m).

SPORTING; 3


(1)Rui Patrício; (47) João Pereira, (4) Polga, (3) Daniel Carriço e (5) Evaldo; (6) Pedro Mendes, (26) André Santos e (8) Maniche; (77) Vukcevic, (23) Hélder Postiga e (31) Liedson. Treinador: Paulo Sérgio. Substituições: 78 m – Saiu Liedson e entrou Abel (78), 82 m – Saiu Vukcevic e entrou Yannick Djaló (20), 90 m – Saiu Hélder Postiga e entrou Carlos Saleiro (9). Suplentes não utilizados: (30) Hildebrand, (2) Torsiglieri, (21) Zapater e (14) Matias Fernandez. Disciplina: cartões amarelos a Hélder Postiga (18 m), João Pereira (62 m), Rui Patrício (80 m) e Evaldo (88 m). Golos: Hélder Postiga (22 m), Maniche (42 m) e André Santos (45 m).


Futebol – 13.ª jornada da Liga


Estádio do Algarve


Árbitro: Rui Costa (Porto)


Árbitros auxiliares: Serafim Nogueira e Nuno Manso.


Resultado ao intervalo: 1-3.

Sem comentários:

Enviar um comentário