domingo, 30 de junho de 2013
Alguém descodifica? E a AG de hoje!
"No banco é que vejo se os cérebros funcionam em prol do Sporting"
Não li o que no interior do jornal se acrescente a esta frase de capa, contudo, tenho feito um esforço para tentar interpretar mas não chego a nenhuma conclusão categórica.
Uma vez que não tenciono comprar o dito jornal, agradeço a quem puder ajudar a esclarecer esta frase do nosso presidente.
Hoje temos a AG, não será de esperar outro desfecho para esta assembleia que não seja a aprovação do plano de reestruturação apresentado pelo Bruno de Carvalho. Caso não fosse aprovado, o presidente informou os sócios que apenas teria como solução o PER ou a insolvência. Portanto, em caso de não aprovação, teríamos um Sporting ingovernável até novas eleições. E, neste momento, isso é tudo o que o Sporting não poderia aguentar.
Sendo certa a aprovação, daquele que o presidente chama de plano de salvação, os sócios e os adeptos, aguardam que comecem a surgir as prometidas vitórias, títulos, lucros...
sábado, 29 de junho de 2013
Faltam 2 dias...
As cortinas de Alvalade abrem-se 2.ª feira para o arranque da próxima época.
E, com tão curto espaço de tempo para o arranque de uma época que se espera condizente com os pergaminhos da grandeza do Sporting Clube de Portugal, temos muitas incertezas e poucas definições.
Qual será o plantel que se irá apresentar na 2.ª feira em Alvalade?
sexta-feira, 28 de junho de 2013
"não estamos em saldos"
O Bruno Carvalho disse quanto à saída de jogadores: "não estamos em saldos".
É uma frase forte! Marca qualquer entrevista. Pode perfeitamente ser uma frase para capa de jornal. São frases estudadas para ficar no ouvido. Não coincide, muitas vezes, é com a prática.
É certo e sabido que temos jogadores com contrato e que não fazendo parte do plantel principal tem de ser emprestados ou vendidos. Quando Luís Duque entrou falou no cheque e na vassoura. Nessa altura, o quadro de jogadores a emprestar ou vender era o dos "cristianos", um grupo de jogadores com pouca valia. Actualmente, temos em carteira jogadores internacionais pelos seus países, e que, alguns deles, se revelaram contratações falhadas.
Veja-se o caso do Gelson Fernandes. Internacional suíço com um currículo a nível de clubes que representou que não está ao alcance de muitos. Não é um Rinaudo mas foi sempre um excelente profissional, daqueles que dá tudo dentro do campo pela equipa que representa. Tinha contrato por mais três anos com o Sporting.
Solução? Foi oferecido ao 6.º classificado do campeonato do Haiti, perdão, Alemão. Apenas o campeonato da Europa mais pujante financeiramente. Ah e tal o transfermarket dizem que foi por 400 mil euros. Prontos, acreditando no intermarché que passou a ter uma credibilidade que não tem, estamos em saldos?
Quando o Carriço foi vendido por 750 mil ao Reading: "ai, ai, ai, isto é danoso para o clube", "incompetentes", isto para falar nos adjectivos mais simpáticos.
Claro que essa foi uma má venda, mas então e esta?
E que dizer do empréstimo, segundo dizem as vozes do presidente porque oficialmente pelo clube os sócios nada sabem, do Gael Etock?
Sem entrar nos contornos sobre o que disse o dirigente do Brugge sobre o fim da parceria, apenas deixo esta nota: emprestar o Gael Etock no ultimo ano de contrato faz algum sentido?
A coluna de opinião do PSG que deu origem ao comunicado do SCP
COMUNICADO
A reestruturação financeira que será votada pelos Sócios do Sporting Clube de Portugal, no próximo domingo, dia 30 de Junho, está notoriamente a preocupar os nossos adversários.
Conhecidos economistas com acesso à comunicação social, que simpatizam com clubes nossos adversários, têm esta semana brindado a opinião pública com artigos de opinião que não posso deixar de repudiar.
Camilo Lourenço não conhecendo o plano de reestruturação veio a público dizer que o acordo era mau para todos. É lamentável que se teçam comentários desta natureza relativamente a algo que não é apenas extremamente relevante para um Clube prestes a completar 107 anos de história, mas também para o próprio mercado, visto que a SAD do Sporting Clube de Portugal é cotada em bolsa.
A ignorância sobre um assunto remete os profissionais ao silêncio, mas é excelente para aqueles que opinam apenas para satisfazer pedidos e vontades de terceiros.
Hoje, Pedro Santos Guerreiro faz uma sátira deselegante, totalmente desprovida de qualquer sentido de utilidade, e com mentiras graves que prejudicam a imagem do nosso Clube e dos seus dirigentes. A forma como aborda a reestruturação é muito pouco digna de alguém com a visibilidade mediática e económica que tem. O mesmo autor revela incompreensão e incapacidade de correta análise, tentando ainda alguma comicidade com algo sério e importante de mais para os Sportinguistas. A forma como se dirige ao Sporting Clube de Portugal e a mim próprio, Presidente deste enorme Clube, é desrespeitadora e indigna para alguém que quer ter credibilidade por parte dos seus leitores.
Num mundo muito condicionado pela comunicação social, o difícil é provar que, visibilidade é sinónimo de competência.
O Sporting Clube de Portugal sempre esteve habituado a inúmeras manobras de desestabilização mas, neste momento e cada vez mais, quem decidirá e contribuirá para o nosso futuro são todos os Sportinguistas, e aos mesmos caberá a avaliação da reestruturação que será proposta.
Poderia terminar este comunicado alertando todos, uma vez mais, que não vale a pena, quem quer que seja, tentar atuar por esta via, prefiro sim, terminar dizendo: Viva o Sporting Clube de Portugal!
Bruno de Carvalho
Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Reflexões leoninas na blogosfera
O blog Camarote Leonino que me foi "apresentado" há dias (em boa hora dada a qualidade do mesmo) por um post no blog A Norte de Alvalade, deixou-nos aqui uma reflexão de um dos autores desse blog que merece a leitura dos Sportinguistas.
É "apenas" uma opinião, dirão alguns. Não deixa de ser verdade, contudo, todas as opiniões sustentadas são boas para ajudar a promover o esclarecimento sobre a reestruturação apresentada pelo Bruno de Carvalho. Aliás, como dizia o nosso actual presidente na altura em que era oposição à anterior direcção: o importante é a unidade e não a unanimidade.
Para alguns que insultam, ameaçam e rotulam de benfiquistas, quem tem opinião diferente da deles, pergunto: sabem qual é a diferença entre unidade e unanimidade?
Quinta-feira, 27.06.13
A reestruturação - notas adicionais
O que nos é pedido para aprovarmos na AG do próximo dia 30 de Junho é uma reestruturação global do passivo do Grupo Sporting, alicerçada em cinco vertentes fundamentais:
1) A passagem do direito de superfície do Clube para a SPM por 33 anos, e a fusão desta na Sad, gerando um aumento de capital de 8 milhões por esta via.
2) A conversão de créditos da SAD em capital (20 milhões da Holdimo) e quase-capital (80 milhões de novas VMOCS do BCP/BES, a 12 anos). Existe aqui óbvio ganho por redução de custos financeiros incorridos, incomportáveis aos níveis anteriores, e óbvia diminuição de controlo e autonomia, na SAD.
3) A reestruturação da dívida do Clube num novo empréstimo de 68 milhões e o que parece ser a reestruturação das actuais VMOCS, em nova emissão de valor semelhante ao da anterior (55 milhões de VMOCS, já detidas pelo BES/BCP), passando as novas a vencer a 12 anos. Empurram-se problemas para a frente (40 anos aparenta ser o prazo novo do empréstimo ao SCP-Clube).
4) A oneração global de todo o património do Sporting (hipotecas sobre os imóveis e penhor das acções das sociedades) para responder à globalidade da dívida contraída pelo Grupo Sporting. Diga-se que seria inevitável que isto acontecesse, numa reestruturação feita sob este formato.
5) A entrada prevista de 18 milhões de capita "fresco" vindos de investidor(es) externo(s). Este valor, a entrar, deverá ir direitinho para liquidar responsabilidades bancárias assumidas. Este novo investidor representará cerca de 23 por cento do capital da SAD, tendo pois posição de relevo na sua gestão.
Relativamente a estas, concordo com o teor global do acordo. É um acordo desesperado, obtido junto de Bancos que estão muito pressionados para não deitarem tudo a perder, por uma Direcção que entra de mãos a abanar e que pouco tem para oferecer, pelo que aproveita tudo o que os credores lhe dão - incluindo até o novo accionista já conhecido. É um acordo menos favorável do que aquele esteve estruturado entre a anterior Direcção e os credores, que passaria por um "hair-cut" à dívida mas, verdade seja dita, na situação actual, essa é uma análise que já não interessa absolutamente para nada. Dito isto, é importante notar que a declaração do presidente do Sporting na sua recém-entrevista - insistindo que o que foi assumido pela anterior Direcção era um PER- não corresponde à verdade, uma vez que um plano de reestruturação foi formulado através de Godinho Lopes em combinação com o BES e BCP, apoiado pela KPMG. O PER era somente uma alternativa de último recurso, na eventualidade da antecipada oposição ao plano pelo actual presidente e apoiantes, vir a resultar na sua reprovação em Assembleia Geral, semelhante ao cenário que foi agora sugerido pelo próprio presidente. Esta informação vem de fonte cem por cento fidedigna, desinteressada, mas com directo conhecimento de causa.
Tenho de apontar três fortes motivos de discordância com esta proposta, os dois primeiros de substância e um terceiro de forma:
i) A escolha do novo accionista (Holdimo), que vai totalmente ao arrepio do que foi prometido antes, por esta mesma Direcção, em período eleitoral. As palavras têm de ter consequências, seja no nosso trabalho, no nosso Clube ou no nosso Parlamento. Nada me move contra o Sr. Álvaro Sobrinho, mas é inquietante vermos a velocidade com que se abandonam promessas e se deixa de dar valor à palavra dada. Para além do mais a Holdimo vai eleger um Administrador para a SAD, ficando os Bancos com outro (na verdade é alguém da KPGM, mas todos sabemos quem exigiu a sua presença fiscalizadora).
ii) A não apresentação do outro, ou outros, novos accionistas (os tais 18 milhões) ao escrutínio dos sócios. O pedido na AG inclui a passagem para a Direcção de poderes totais na selecção desses accionistas e a renúncia de preferência pelos actuais accionistas, o que, na prática, impede os sócios do Sporting de se pronunciarem sobre quem será o próximo detentor de quase 1/4 do capital. Aliás, se já existem estes investidores, como já foi dito que existiam, não se percebe esta formulação, que mantém o secretismo sobre os mesmos e vincula os sócios a qualquer que seja a escolha feita pela Direcção, em questão absolutamente vital estratégica como esta. Sou pois totalmente contra este voto em branco em branco à Direcção para passar o Capital da SAD para outrem, sem consulta prévia aos sócios.
iii) A total falta de transparência pela não apresentação, com clareza, do plano financeiro destes financiamentos, VMOCS, etc. - agora negociados. É impossível, pelo menos a partir dos documentos divulgados no site do Sporting, termos ideia firme sobre o que serão as nossas obrigações a curto, médio e longo prazo, pois não se faz divulgação dos planos financeiros previstos para amortização de cada uma das reformulações de créditos e quase-capital. Assim, não sabemos de quanto dispomos e quanto temos de entregar aos credores, em cada período, pelo que é impossível, a partir destes dados, elaborar sobre quanto sobra e qual poderá ser a competitividade desportiva do Clube/SAD, nas diversas modalidades, ao longo dos próximos anos. Advinha-se, pelas declarações da Direcção, que será um plano muito exigente, pelo menos no muito curto prazo. Pode-se ainda afirmar, pelo valor global a ser devolvido aos credores, que o que o Sporting está a ser obrigado a fazer é algo inédito a nível do panorama desportivo nacional.
Para finalizar, e quanto às restantes propostas a votação:
- O orçamento de funcionamento do Clube do próximo ano, cuja aprovação se propõe, também não é disponibilizado, pelo que não me posso pronunciar sobre o mesmo. Deverá sofrer cortes substanciais, se avaliarmos pelas medidas que estão a ser tomadas nas modalidades, e mereceria análise atempada - que não apenas uma aprovação sem estudo prévio, que é o que esta Direcção se prepara para fazer. Votaria a favor, apenas e só se os esclarecimentos da Direcção na Assembleia Geral me deixassem totalmente tranquilo quanto ao futuro das modalidades, na linha que foram as promessas eleitorais.
- Nas questões de quotas e associativismo, acredito que a Direcção tenha um plano para aumentar o número de sócios, para o que necessitará de dar algumas facilidades financeiras à entrada destes no Clube. Deveria apresentá-lo, em lugar de vir com propostas vazias. Ainda assim, votaria favoravelmente o proposto.
- Dado o cariz extremamente presidencialista que vêm assumindo as eleições do Sporting, concordo que a assinatura do Presidente seja necessária para obrigar o Clube. Também aqui voto favorável, portanto.
Penso, em conclusão, que esta será uma Assembleia Geral sem história. Não há alternativas, nisso o presidente tem razão. As que havia, contemplando uma maior entrada de capital inicial, uma pool de novos accionistas, com outra credibilidade e um tipo de reestruturação junto dos credores menos onerosapara a competitividade do Clube a curto e médio prazo, foram derrotadas nas urnas, pelo que não vale a pena chorar sobre leite derramado. De qualquer modo, é positivo que os Bancos, que sempre estiveram ao lado do Sporting para o que foi sendo necessário, voltem a ser considerados parceiros por quem antes não tolerava a sua ligação ao Sporting Clube de portugal, o que penso ser um significativo passo em frente na pacificação do Clube.
P.S. - Só me baseio para esta análise nos documentos disponibilizados no site do Sporting. Caso exista informação adicional sobre esta matéria, proveniente de fonte credível, agradeço que me seja transmitida afim de reformular este texto na medida em que tal se mostre necessário.
* Texto da autoria de Desert Lion.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Bem-vindo!!!
Segundo o presidente do Sport Recife, Luciano Bivar, Maurício é o novo reforço do Sporting Clube de Portugal.
Tem 24 anos, é defesa central e jogava no Campeonato Brasileiro na série B. Não conheço o seu valor futebolístico, esperemos que seja uma mais-valia para o Sporting 2013/2014.
PS. A notícia da vinda do Maurício está por confirmar pelo SCP. O facto da contratação ter sido anunciada pelo Presidente do clube... vendedor, traz alguma credibilidade ao anuncio publico. Contudo, temos de aguardar a confirmação oficial do Sporting, porque como diz o nosso presidente: "Antes dizia-se que era uma chatice porque no Sporting tudo se sabia, agora dizem que o silêncio é preocupante. Eu prefiro o silêncio», afirmou o presidente dos verdes e brancos, revelando que agora trabalha-se em Alvalade como ele gosta."
Negócio leonino?!?!
Estou confuso!!!
Segundo o nosso presidente, o fcp tem sempre direito a 5 milhões na venda de Miguel Lopes. O negócio com o fcp, implicou a cedência de 50% dos direitos desportivos do lateral direito ao Sporting. Quer dizer, feitas as contas o Sporting tem 50% e o fcp os outros 50%. Certo?
Então agora onde poderá caber a clausula dos 5 milhões referida pelo nosso presidente?
Será que, se o Sporting vender o jogador por 4 milhões, tendo direito a 2 milhões, tem de entregar 5 milhões ao fcp? Seria um absurdo!!! Como diz o cantor pimba: "E vós acreditais?"
E, se o acordo prever que o jogador só pode ser vendido sem autorização do outro clube detentor de compropriedade, se a venda for superior a 10 milhões e nesse caso, sendo vendido por 10 milhões o detentor dos outros 50% tem direito a 5 milhões...
terça-feira, 25 de junho de 2013
O plano ou o caos
Ontem, numa entrevista do nosso presidente à SICN, cheia de "passado e de números", onde muitas vezes cheguei a pensar que estávamos a viver na fase de campanha eleitoral, e por conseguinte, era uma entrevista de um candidato e não a do presidente de todos os Sportinguistas, o Bruno de Carvalho disse:
Ou os sócios aprovam a reestruturação ou como 2.ª hipótese temos um PER e em 3.º e último lugar no campo das possibilidades temos a insolvência.
Portanto, o presidente Bruno de Carvalho colocou em cima da mesa para os sócios decidirem, o que está sintetizado na capa do jornal ojogo de hoje: O plano ou o dilúvio.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Bruno em festa
Ninguém no seu prefeito juízo, que não tenha sido considerado incapaz por interdição (a interdição consiste na coartação do exercício de direitos de determinadas pessoas que demonstrem incapacidade poder governar a sua pessoa), seria capaz de responsabilizar o Bruno de Carvalho pelo péssimo 7.º lugar no final do campeonato nacional. A responsabilidade dos treinadores e jogadores contratados e do péssimo campeonato realizado é toda da Direcção do anterior presidente Godinho Lopes.
Só um mentecapto acéfalo, pode querer colar ao Bruno de Carvalho, os títulos da época 2012/2013 como o de campeão nacional de Iniciados em futebol, campeão nacional de judo, conquista da taça de Portugal andebol, campeonato nacional de atletismo feminino e campeonato de futsal.
Já estou como diz o outro: o conhecimento tem fronteiras mas a estupidez não tem limites!!!
Sporting 2012/2013, provavelmente a melhor equipa de futsal de sempre em Portugal
Campeões, nós somos campeões!!!
Parabéns ao futsal do Sporting!!! Neste momento de vitória, enchem-nos de orgulho em ser Sporting. Tal como fizeram ao longo de toda a época. Com vitórias e mais vitórias, grandes exibições atrás de exibições. É um grupo de trabalho, com o grande dirigente Miguel Albuquerque à cabeça, que nos obriga a dizer com todas as letras: ISTO É O SPORTING!!! Grande treinador e equipa técnica, lote de grandes jogadores ao nível dos melhores da modalidade, e, com estes ingredientes estamos prontos para ganhar e ser os melhores, foi para isso que o Sporting nasceu.
Esta equipa do Sporting que "apenas" recebeu o Divanei e o Nuno Dias e a sua equipa técnica, praticou futsal de altíssimo nível. Atrevo-me a dizer: o melhor futsal de sempre em Portugal!!!
Tivesse o slb feito a época que nós fizemos e para a RTP (que vómito de trabalho realizaram, não só a narração, como inclusive a realização que sonegou imagens de agressões dos jogadores encarnados) estaríamos não só perante "um dos melhores pivots do mundo" como também a ver a melhor equipa de sempre do futsal mundial...
É fundamental não desmantelar esta equipa. A renovação do treinador Nuno Dias é um bom principio. Caso se mantenha esta estrutura, para o ano ganhamos na Europa.
domingo, 23 de junho de 2013
Gael Etock faz hoje a estreia
Hoje, o Camaronês Gael Etock faz a sua estreia pelo Cercle de Brugge. A pergunta que se impõe é: saiu do Sporting a que título? Definitivo, empréstimo, oferecido, cedido a troco de bolas...
Oficialmente, não conheço nenhuma informação aos Sportinguistas por parte do clube sobre a saída do nosso jogador. Ou, agora deixou de ser necessário comunicar aos Sportinguistas sobre a vida do clube?
A exigência de rigor, transparência, comunicação e informação aos sócios e adeptos Sportinguistas, caiu por terra?
sábado, 22 de junho de 2013
AG (take 1) - Hipoteca voluntária
O Sporting é nosso outra vez? Ou, passou a ser menos nosso?
Se esta convocatória de Assembleia Geral não servir para outra coisa, que sirva para desmistificar "mitos" passados. Ideias concebidas para cativar como: "romper com os Bancos" ou "com o Bruno de Carvalho, os Bancos não mandam nada" ou "acabou a ditadura dos Bancos" ou "correr com o Ricciardi do Sporting", etc, etc... Seja com o Bruno, o José ou a Maria na presidência do Sporting, tem de haver relacionamento com os nossos parceiros/credores.
Constituição de hipoteca voluntária a favor do BES e BCP
Na AG do dia 30, entre outras propostas, vai ser submetida a aprovação dos sócios, a constituição de uma hipoteca voluntária sobre o Estádio de Alvalade e o Edifício Multidesportivo a favor do BES e do BCP (precisamente os tais Bancos que tanto foram diabolizados num passado recente).
E, as hipotecas desses imóveis vão ser oferecidos pelo Sporting aos Bancos como garantia, em troca de... empréstimo de dinheiro. Esse dinheiro vai ser emprestado pelo... BES e pelo BCP!
São € 68 000 000,00 (sessenta e oito milhões de euros). Este dinheiro que é proveniente dos Bancos, vai servir (também) para pagar dívidas... aos mesmos Bancos. Confuso?
Pedir dinheiro emprestado para pagar dívida de juros de empréstimo anterior, é, no mínimo, um muito mau princípio económico/financeiro.
Quais os efeitos desta hipoteca voluntária?
Esta hipoteca faz-nos ficar ainda mais nas "mãos" dos Bancos!
Com esta garantia real (hipoteca), em caso de incumprimento do Sporting (não pagar juros ou capital), os credores (bancos), podem mandar executar a garantia para recuperar os seus créditos. "Só" isso...
A uma vitória do título
Vitória categórica no pavilhão do slb!!!
Perante um adversário que apenas joga com a táctica do pivot e pouco mais, demonstramos que somos claramente superiores em todos os capítulos de jogo.
Amanhã, uma vitória dá-nos o merecido título, e nesse caso (que acredito cegamente), será muito bonito festejar na casa do rival.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Parcerias (no mínimo) duvidosas
Através do site oficial do... Cercle Brugge, ficamos a saber que amanhã um dos seus activos irá lá estar para fazer testes médicos. Ainda não se sabe os contornos do negócio Gael Etock entre o Sporting e o clube belga. O Camaronês de 19 anos, chegou a Alvalade proveniente das escolas de formação do Barcelona, fez um ano com bom contributo nos juniores do Sporting. A época passada, participou em 29 jogos na equipa B. O Gael Etock é um ponta de lança poderoso fisicamente, com faro pelo golo e grande margem de progressão dado os seus 19 anos. A sair, terá de ser por uma boa oferta!!!
No entanto, independente dos contornos do negócio que se aguarda para perceber e tecer outro considerações objectivas sobre o mesmo, este Cercle Brugge não é o clube com o qual o Sporting tinha uma parceria? Onde estiveram emprestados, entre outros, o Nuno Reis, Baldé, William Carvalho? E, na imprensa foi referido:
O clube de Brugge pretendia prolongar o período de empréstimo do jogador de 21 anos, porém, Vandamme admite que as relações instituições com o Sporting não permitem alcançar um acordo:
«Para mim, é uma parceria que já não existe. Em setembro, a nossa parceria com o Sporting cumpre cinco anos e termina oficialmente.»
Por falar em parcerias, que dizer de uma viagem ao Brasil do Inácio para tentar estabelecer uma parceria com o... Vasco da Gama, clube que já tem uma parceria com o... benfica?!?!?! Clube brasileiro cujo director desportivo é um dos grandes jogadores brasileiros com enorme ligação ao... benfica.
Garanto-vos que tenho feito um esforço enorme para tentar perceber, não consegui entender. Se alguém me puder explicar, agradeço.
Por ultimo, não quero sequer adjectivar este "reforço de parceria" entre a Fundação Aragão Pinto e a Fundação Sporting. O actual presidente do Sporting Clube de Portugal, foi o anterior presidente da Fundação Aragão Pinto. Agora, investido como presidente do Sporting, é celebrado um "reforço de parceria" com a sua anterior Fundação. É feito um comunicado no site do clube, onde a Fundação Sporting é colocada numa posição de subalternidade perante a posição dominante da Fundação Aragão Pinto...
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Faltam 12 dias...
A pré-época do Sporting Clube de Portugal arranca a 1 de Julho. Faltam 12 dias para o arranque dos trabalhos para uma época que se espera diferente, muito diferente da anterior. Queremos voltar às vitórias e alegrias que todos os Sportinguistas merecem.
Com toda a certeza o trabalho tem sido árduo e de sol a sol por parte da nova direcção. Contudo, para além da teórica boa substituição do Joãozinho por Jeffreson... nada de objectivo e factual!!!. Palavras, promessas, anúncios de parcerias, frases fortes, guerrilhas com agentes desportivos,...
Entradas, saídas, empréstimos e renovações estão por concretizar. A 12 dias da abertura das cortinas, o tempo começa a apertar...
terça-feira, 18 de junho de 2013
Não se importa de repetir?!?!
Li nos jornais de Domingo, que o presidente Bruno de Carvalho, no final da final de Sábado, afirmou quanto à auditoria de gestão: "A auditoria de gestão está entregue ao Conselho Fiscal..."
Eu não quero acreditar que a interpretação a fazer destas palavras, seja o sentido literal das mesmas. Eu e todos os Sportinguistas exigimos que cumpra a promessa eleitoral de fazer uma auditoria de gestão às ultimas duas dezenas anos. Contudo, essa auditoria tem de ser credível, começando pela credibilidade e imparcialidade de quem a vai efectuar. Caso contrário...
domingo, 16 de junho de 2013
Insinuação grave dos Srs da RTP (actualizado c/ som)
Teoricamente, a Rádio Televisão de Portugal (RTP), é uma empresa estatal portuguesa. É de facto muito duvidoso que assim seja. E não é de agora. Quem não se lembra de um Verão quente, onde o Sporting esgrimia argumentos com o slb para contratar o Paulo Futre, e, foi a RTP a adiantar os dinheiros públicos ao benfica para este concretizar a transferência do jogador.
Entretanto, face ao monópolio da olivesdesportos e por inerência da sportv, a RTP ficou com pequenas fatias de futebol e com o futsal. Quem acompanha a modalidade ao longos dos anos, e mais especificamente as finais (Sporting-slb) sempre percebeu a tendência do narrador e do comentador da RTP. É nojenta a forma como puxam pelo benfica. Contudo, hoje, foram longe demais!
Não, não vou falar da forma como se excitaram com o golo do slb que dava o 4 a ...1, a 3 minutos do fim. Em contraponto com a forma monocórdica como gritaram os golos do Sporting. Já dou isso de barato, dada a (a)normalidade nestes senhores na narração dos jogos de futsal. Nem vou falar da forma como tentaram branquear uma tentativa de agressão, seguida de agressão consumada ao Paulinho, por parte do jogador do benfica.
Falo da insinuação, ou melhor e mais grave ainda, da afirmação efectuada pelo jornalista pedro martins, que o adepto que estava com a bandeira na mão queria atingir os elementos do banco benfiquista. Isto é gravíssimo!!! Não pode passar impune, temos de tomar uma posição publica perante estes senhores que são pagos com os dinheiros públicos e que deveriam ser imparciais e acima de tudo, responsáveis e responsabilizados por aquilo que dizem.
O presidente Bruno de Carvalho esteve presente no pavilhão, portanto, não teve possibilidade de ouvir. Se não lhe chamaram a atenção para esta afirmação gratuita e ofensiva ao bom nome dos Sportinguistas, rogo para que veja a repetição do jogo, em especial para a altura da 1.ª parte onde a bandeira estava a ser agitada e para as afirmações levianas e falsas do sr. jornalista.
Exige-se um pedido de desculpa formal. Uma coisa é a imaginação tendenciosa do sr. pedro martins, outra bem diferente é a realidade dos factos que toda a gente pode ver.
sábado, 15 de junho de 2013
"caso Betinho"
A ausência de Betinho no lote dos eleitos para o Mundial sub-20 causou estranheza. Um dos mais promissores avançados portugueses (ainda com longo caminho para palmilhar) não entrou nas escolhas do seleccionar nacional.
Hoje, ao verificar o comunicado da FPF, anunciando a troca de Gonçalo Paciência (devido a lesão) por Ivan Cavaleiro, ficam dissipadas todas as dúvidas: algo se passou entre o Edgar Borges e o nosso Betinho.
Era importante que os jornalistas que acompanham o selecção, colocassem essa questão ao seleccionar nacional.
Favoritos claro, falta o título!!!
Somos favoritos? Claro que sim!!! Nuno Dias assume-o com a naturalidade dos que sabem o que valem, o que tem feito para estar no nível altíssimo em que se encontram. Qualquer pessoa, desde o mais entendido em futsal ao simples curioso, percebe que esta equipa do Sporting joga "futsal que até mete medo"... Dá gozo vê-la jogar! Já o disse e repito: "isto é o Sporting!!!".
Ser Sporting, é ter jogadores de qualidade, jogar o mais bonito possível, lutando com garra pela vitória em todos os jogos, rumo aos títulos.
Este grupo de trabalho, merece ser campeão nacional!!! Contudo, uma coisa é merecer de forma indiscutível, outra, bem diferente, é ser campeão. De campeões antecipados que nada ganham, está a história do desporto cheia de páginas escritas. Dentro do campo e durante o tempo do jogo, é necessário demonstrar que o título tem de ser nosso, simplesmente, porque fomos melhores nos jogos.
Fora do recinto de jogo, os melhores adeptos do mundo, lá estarão no apoio. A ganhar ou (especialmente) a perder, o nosso apoio é fundamental.
Bora malta, rumo ao título!!!
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Excelente decisão
Segundo o director geral do futsal, Miguel Albuquerque, o Sporting não quis esperar pela conquista do título nacional para tomar esta decisão: ''Apesar de ainda não termos conquistado o nosso objetivo principal, que é vencer o campeonato, tiramos a ilação de que temos feito uma época de grande nível, muito por culpa do fantástico trabalho do Nuno Dias. Quando assim é, não podemos ficar a espera da vitória para reconhecer o mérito''.
No Sporting deveria ser sempre assim, premiar o mérito.
Acabar com o clientelismo e instituir uma cultura de MÉRITOCRACIA!!!
quinta-feira, 13 de junho de 2013
A simulação e a dissimulação
Muitas vezes, nos negócios jurídicos, por trás de uma declaração negocial há divergência entre a vontade declarada e a vontade real do declarante. Nisto consiste, muito genericamente, a simulação. Quando sob o negócio simulado exista outro que as partes quiserem realizar, diz-se negócio dissimulado.
A coberto de um despedimento "colossal" colectivo, foram despedidos vários treinadores e funcionários, com direito a indemnização a ser paga pelo Sporting. Os motivos invocados para tal procedimento excepcional, seria estarem como excedentários no clube.
Hoje, através do jornal (como tem sido habito), ficamos a saber o que já há substitutos?!?!?! para os lugares de treinadores que foram despedidos na academia de Alcochete. Então, para os lugares considerados excedentários, temos as entradas de Venâncio, Poejo e Francisco Barão.
Sr. Presidente, para além de honrar a sua palavra para quem esteve consigo na campanha e lhe "ofereça" um lugar no Sporting, deve honrar a sua palavra para com os Sportinguistas, a começar por explicar porque não cumpriu a sua palavra, quando disse em campanha que tinha 20 milhões para apresentar de imediato, no dia seguinte às eleições. Mais, porque motivo ainda não começou a tão ansiada "auditoria de gestão". Ou ainda, porque motivo "adiou ad eternum" a Sporting TV, quando prometeu que seria uma realidade.
Rui Patrício e a eventual despedida...
Agora que soubemos pelo Marcelo, que o Rui Patrício já fez a despedida dos colegas, espero o seguinte:
- Caso se confirme a sua saída, tem de ser por um valor do tamanho da categoria do Rui. Lembrem-se que não estamos em saldos... Só assim se admite a saída do "nosso menino".
- Acredito no valor do Marcelo, jogou pouco desde que chegou ao Sporting. No entanto, foi dando mostras que pode ser o dono da baliza, esperemos que o confirme,
- Temos de encontrar um novo "Marcelo" para rivalizar com o Boeck na luta pela titularidade. Um clube grande, tem de ter nas suas fileiras dois bons guarda redes. O Vítor Golas tem potencial, precisa de continuar a crescer jogando na equipa B.
- Por último mas não menos importante, não esquecer de colocar no contrato com o clube comprador, uma clausula que salvaguarde o Sporting no regresso do Rui ao futebol português. O PdC anda cá com uma vontade...
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Sporting: um livro aberto!
A vida interna do Sporting anda exposta na imprensa! É o salário dos funcionários, é o salário dos jogadores, é o despedimento colectivo, são os jogadores que a SAD acha dispensáveis, são as comissões pagas que já constavam no R&C mas que deixaram a Direcção com os nervos em franja, é o Labyad que diz que o clube não lhe pode pagar, é o Marcelo que informa que o Rui já se despediu, etc...
Este é claramente um dos aspectos onde a Direcção tem de melhorar.
Blindar o clube!!!
terça-feira, 11 de junho de 2013
hoje escreves tu: Medo, muito medo!!!
Anónimo11 de Junho de 2013 às 12:59
Porque é que o autor deste espaço execrável não mostra a cara e não assume o seu nome? Se o abominável autor da verborreia que por aqui escreve for de facto associado do Sporting Clube de Portugal, terei todo o prazer em propor em AG a sua expulsão de sócio.
Dá a cara cobarde. Aguardo o teu nome: geraldo.silva1974@gmail.com
Dá a cara cobarde. Aguardo o teu nome: geraldo.silva1974@gmail.com
O (mau) exemplo do hóquei
Ontem, na última jornada do campeonato nacional, garantimos a manutenção na 1ª divisão de hóquei patins, de forma épica. Estes rapazes merecem todos os nossos elogios e reconhecimento. Envergam a camisola do Sporting Clube de Portugal, e, só por isso, são os jogadores que defendo como os melhores. Atendendo às circunstâncias e a todos os condicionalismos, a manutenção alcançada é digno de aplauso de pé e sem chapéu na cabeça. Bravo rapazes, muitos parabéns!!!
Apesar da longa hibernação desta modalidade, o Sporting continua a ser uma grande referência mundial ao nível do hóquei patins. O hóquei acabou no Sporting já há algum tempo. Na altura, surgiu no clube, um presidente iluminado pela (sua) razão, e decidiu acabar com algumas modalidades. Disseram então, mais coisa menos coisa, em face da crise financeira do clube, acabavam com aquelas modalidades para apostar no futebol.... E, nós acreditamos e aceitamos e resignamos e... foi o que se viu...
Esta secção autónoma de hóquei patins, surgiu porque um grupo de grandes Sportinguistas, queriam repor no clube, uma modalidade que nunca devia ter deixado de existir. Esta secção apesar de usar o nome Sporting e ser reconhecida pelo clube, não teve nenhum apoio financeiro do clube. E, mesmo assim, subiu a pulso no hóquei nacional, com subida atrás de subida, de forma fantástica e gloriosa. Enchendo a alma Sportinguista de orgulho pelo regresso à 1ª Divisão.
E é aqui, que todos temos temos de parar e reflectir sobre o seguinte:
- O Sporting nasceu (um dia) para ser um clube vencedor, ponto. (Se alguém tem dúvidas sobre isso, escusa de continuar a ler),
- Em qualquer modalidade, quem enverga aquela camisola, tem de lutar por ser campeão,
- Não podemos aceitar um Sporting em 7.º lugar no futebol, assim como, não podemos aceitar que o Sporting, seja em que modalidade for, entre para qualquer competição, para lutar pela... manutenção,
- Quando deixarmos de ser exigentes e aceitarmos com naturalidade que o objectivo do clube é lutar pela manutenção ou lutar por ir à Europa, estamos a envergonhar os nossos fundadores,
- Há dias, fez anos que o eterno e saudoso Livramento nos deixou. De certeza que para ele seria inimaginável que um dia, o hóquei do Sporting, entraria num campeonato para lutar pela permanência,
- Atenção, volto a frisar que os "carolas" desta secção autónoma merecem todos os nossos elogios e apoio, o erro, ou se quisermos, a falha de visão esteve nos dirigentes do Sporting Clube de Portugal.
- Na altura em que esta secção subiu à 1ª Divisão, a modalidade deveria de imediato ser chamada à "casa mãe", e, com apoio financeiro do clube, fazer uma equipa que honrasse os nossos pergaminhos no campeonato. Bastava que contratassem 3 ou 4 mais valias (como fizeram agora com o Ricardo Figueira) e que tivessem feito um pequeno esforço financeiro para manter o grande goleador, produto das nossas escolas, Gonçalo Alves. Ele, foi para a Oliveirense, já joga pela equipa principal de Portugal, marcou o golo decisivo no torneio das Nações, foi o melhor marcador do campeonato nacional na época de estreia e... não ficou no Sporting porque... a Oliveirense teve mais argumentos financeiros que nós... Não tarda, será um dos melhores hoquistas nacionais e, mais um fruto das nossas escolas, a alimentar de títulos as vitrinas do fcp ou no slb...
É por isso que quando começo a ler por ai, que não podemos ter o jogador A nem o B porque "estamos em crise", a "política financeira" do clube não permite ter o jogador C, temos de nos contentar com os jogadores X, Y e Z, começo a ficar preocupado. Não se pode deixar de ser exigente, apenas porque mudaram... as pessoas. Essa "política de austeridade" e de "cortes cegos" não nos vai levar a lado nenhum. Os cortes nas "gorduras" são imprescindíveis, no entanto, "cortar carne" e "amputar membros" vai nos levar a piorar a nossa situação, ficamos sem condições para poder reerguer o clube. Este caminho, é um não caminho.
O presidente já mostrou que é forte no "bate-boca". Não é muito, é alguma coisa onde melhoramos. Para poder fazer o seu caminho, necessita de uma equipa que lhe dê resultados. Abrir várias frentes de guerra é um grande atrevimento e um acto com um misto de coragem e loucura. O presidente, terá de fora das quatros linhas soldados (adeptos) prontos a ir com ele para as várias frentes de batalha. No entanto, depende dele, colocar dentro das quatro linhas, guerreiros qualificados que possam ombrear com os especialistas dos directos rivais. Não é fácil? Claro que não!!! Mas ocupar a cadeira de presidente de um grande clube como o Sporting também não é para qualquer um. Tem de ser gente capaz, competente, imaginativa e que busque soluções que vão para além de... cortar, cortar, cortar...
PS. Para começar, era bom que aparecessem os 20 milhões prometidos para o dia seguinte às eleições.
sábado, 8 de junho de 2013
Nabil Ghilas
O Nabil Ghilas é um jogador de qualidade. Tem qualidade de sobra para jogar em qualquer dos três grandes. Fruto do empréstimo do Jorge Chula, conseguimos adquirir o direito de preferência sobre o Nabil Ghilas. Não é muito, também não é pouco. Permite-nos cobrir qualquer outra oferta. Isto é, temos a ultima palavra no rumo da carreira futebolística do argelino.
Temos outra vantagem, o último treinador do Ghilas, era director do SCP em part time (?!?!?!), sabendo que no final da época seria em full time director do SCP. Conhece-o bem. Terá falado com ele nessa altura e convencido o Argelino das vantagens em vir para Alvalade (todos estes actos do inácio são presumidos).
Por outro lado, não acredito que não temos capacidade para negociar com um clube que desceu de divisão, cujo presidente teve relação intima com o nosso director desportivo. Não acredito!!! Acredito que vamos ser competentes neste dossier.
PS. A eventual não vinda do Ghilas, não encerra a possibilidade de contratar um bom PL. Há mais no mercado... internacional. No entanto, com a qualidade que o Ghilas já evidenciou, quanto é que custam?
sexta-feira, 7 de junho de 2013
O "despedimento colectivo" que se fala na imprensa, é mesmo no SCP?
A noticia dos despedimentos que anteriormente havia sido colocada nos jornais, hoje aparece com carimbo de confirmação. É a confirmação do que se tem vindo a dizer, isto é, actualmente, todos os Sportinguistas devem fazer uma leitura subliminar dos títulos dos jornais e mensagens encapotadas transmitidas para/pela imprensa.
Os jornais de hoje, falam no despedimento colectivo e acrescentam um número. São 60 os trabalhadores dos quadros do Sporting Clube de Portugal incluídos no pacote de despedimentos colectivos. Não, não há engano, são 60...
Em 1º lugar, uma palavra solidária e de agradecimento às pessoas envolvidas. Algumas delas com um passado e trabalho notável ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
Depois é importante perceber se se trata de "excessos" ou de substituições por outros... Se se trata de uma medida estrutural ou apenas conjuntural...
Com este despedimento colectivo, não sei ao certo quantos funcionários lá ficam. Não devem ficar assim tantos quanto isso.
Convém lembrar que o Sporting Clube de Portugal é o maior clube desportivo português e um dos mais titulados do mundo. É um clube grande!!!
Estou de ler noticias, onde somos colocados como um pobre de mão estendida. Um clube que não tem dinheiro para pagar salários a jogadores, que quer no fcp ou no slb seriam dos mais baratos.
Temos de deixar o discurso do calimero. Trabalhar mais e falar menos!!!
Nos últimos 20 anos, o discurso oficial passou sempre pelos aspectos económicos/financeiros, contenção, desinvestimento, corte/extinção das modalidades, etc... Lembram-se? Aliás, foi promessa do Bruno de Carvalho (entre muitas outras) que se falaria mais de títulos do que de finanças... Os títulos de campeão no futebol que conquistamos nesse período temporal, apenas foram conseguidos quando fizemos intervalos nessa política, e contratamos jogadores a sério, falo do Schmeichel, André Cruz, João Pinto, Acosta, Jardel, etc...
Os bons jogadores fazem equipas competitivas. As equipas competitivas estão mais próximas dos títulos. Os títulos promovem os jogadores no mercado. A boa venda no mercado permite a pujança financeira no mercado das aquisições...
Se tivéssemos sido campeões a época passada, neste momento, o Liverpol oferecia 20 milhões pelo Ilori em vez das "migalhas" que anda a oferecer...
Uma coisa, é fazer um exercício de equilíbrio financeiro, outra bem diferente, é fazer equilibrismo sem rede por baixo.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
"15 mil para mim e outro tanto para os árbitros..."
Enquanto procurava imagens para documentar o post anterior, "tropecei" na imagem em cima. Curioso, entrei no blog em questão. Apesar de me sentir um intruso, li o post que falava sobre o nosso clube, em particular, sobre as relações entre o Sporting e os rivais slb/fcp, no tempo do saudoso Presidente JOÃO ROCHA.
No entanto, não resisto a plagiar para este blog e a partilhar com os Sportinguistas, o excerto que transcreve o que está na foto acima:
O falecido jornalista Neves de Sousa escreveu este belíssimo artigo sobre um célebre contrato – não efectivado - entre José Maria Pedroto, acabado de sair, em 1980, do FC Porto e João Rocha, presidente do Sporting CP. O facto desta digitalização ter pouca qualidade obriga a “tradução escrita”.
HOMEM AVANÇADO NO TEMPO
Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor, até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada futebolística. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting.
“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma cláusula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros”.
“Como?! não percebo?”, indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem. Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse: “Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”.
O contrato acabou por não ser assinado. Pedroto rumou para outra latitude, mais compreensiva. O Sporting continua a ver navios.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Independentes com muito orgulho
A propósito do corte de relações com o fcp:
Estou totalmente de acordo com a posição assumida pelo Sporting Clube de Portugal.
Factos:
- O fcp através do seu presidente, fez aquilo que todos esperavam. Vendeu o joão moutinho em pacote. A forma como foi feito o negócio inicial com eles, colocou-nos a jeito para que isto acontecesse. O JEB "esqueceu-se" que estava a lidar com gente sem escrúpulos. É certo que o negócio do fcp com o Mónaco apenas às duas partes diz respeito. No entanto, já quanto aos valores da transferência de cada jogador incluído no pacote, não podemos ficar imunes, nem consentir "mudos e quedos, feitos bananas, esta "fantochada" mascarada de "esperteza saloia" do presidente do fcp,
- O presidente Bruno de Carvalho de forma irónica, lamentou o "mau negócio" pelo presidente do fcp que normalmente faz bons negócios para azar do Sporting,
- O rei da ironia mordaz, sentiu o toque e ripostou com a conversa da "maça podre",
- Ora, colocou-se a jeito para levar com a "fruta". E, Bruno de Carvalho respondeu muito bem (das melhores respostas/tiradas que se ouviu até agora rebatendo o pdc, só perde para a do saudoso MANOLO VIDAL e o "sotaque siciliano"), falando sobre a especialidade da fruta para as bandas do fcp e que, apesar disso, em Alvalade não somos bananas.
- Na final do andebol, o adelino caldeira, mais conhecido por conde redondo, fez o papel de homem de mão do padrinho e tentou intimidar o presidente do Sporting usando palavreado rasca com ameaças veladas. Ironia do destino, o rei da ironia e do sarcasmo não gostou da fina ironia do presidente do Sporting...Paciência!!!
- O fcp não se demarcou da posição do seu máximo representante na final do andebol. Nesse sentido, o fcp assume tacitamente aquela posição.
- Assim, só restou ao Sporting Clube de Portugal assumir o corte de relações institucional.
Atenção, eu não advogo a ruptura das relações com os outros clubes, apenas... porque sim... Não foi este o caso, assim como não o tinha sido o caso da "capoeira da luz". Esses clubes se querem ser respeitados tem de nos respeitar. A exigência de respeito dos outros pelo nosso clube, não nos dá pontos nem títulos. Estas guerrilhas são de evitar, mas metidos nelas não fugimos de nenhuma e são todas para vencer.
Depois disto, que me parece caso encerrado até que o fcp se retrate, temos é de falar menos e fazer mais. A pró actividade, o engenho, o cumprimento do prometido, a busca de soluções, o aumento da competitividade nas várias provas onde entre o emblema do Sporting, os consequentes títulos é que importa buscar. Guerras de palavras servem para animar as hostes, mas não nos dá aquilo para que o clube nasceu, títulos desportivos.
Posto isto, o caminho do Sporting não é aliado nem do slb nem do fcp. Estes, querem o que nós queremos. E quando queremos o que os outros querem, por muito bem intencionados que estejam, existe uma clara colisão de interesses. O slb quer ocupar o trono do fcp. O fcp quer continuar a reinar no futebol português. Nós temos de seguir o nosso caminho. Temos de o percorrer de forma independente!!!
Depois do Manuel Fernandes, chega a vez do Oceano...
Ao longo dos anos de aprendizagem do que é "ser Sporting", fui percebendo que neste clube a ingratidão para com "os nossos" é palavra e atitude fora do baralho.
Na foto de cima, temos 4 grandes capitães do nosso clube ao longo de vários anos!!! O eterno e saudoso Damas, Venâncio, Oceano e Manuel Fernandes. Qualquer um deles, em períodos diferentes da nossa rica história confundiam-se com o Sporting. Falar de Damas, Oceano, Venâncio e Manuel Fernandes, era falar do Sporting Clube de Portugal.
O Presidente Bruno de Carvalho, tem o direito de escolher quem quiser para os lugares que entender.
É tão legitimo como discutível, sendo sempre a última palavra do eleito por sufrágio directo e universal (universo de sócios leoninos). Pode o presidente entender substituir o Oceano... porque sim. É uma opção e justificação discutível (apenas por aqueles que não aceitam toda a palha) mas em todo o caso legitima, porque quem a pratica está legitimado.
A questão aqui em crise é outra. Tanto no caso do Manuel Fernandes como no do Oceano, as noticias sobre a intenção da direcção rescindir com o eterno capitão Manel Fernandes e a saída do Oceano da equipa técnica do Leonardo Jardim, aconteçam através dos jornais.
Este comportamento é absolutamente lamentável!!! Por aquilo que estes Homens significam para o nosso clube merecem a nossa gratidão e total respeito!!!
Para além disso, tudo isto era perfeitamente evitável pela Direcção do nosso clube, basta deixar de mandar recados pelos jornais, com o intuito de perceber a reacção dos Sportinguistas, para depois, perante o efeito causado decidir oficialmente.
PS. Com a saída do Oceano, a nova equipa técnica deixa de ter o denominado "treinador da casa" ou "treinador residente". Este tipo de elementos das equipas técnicas servem muitas vezes de "ponte". A grande maioria dos grandes clubes colocam nesse lugar um "ex jogador referência" dessa instituição. Lutou-se por isso no Sporting, esta Direcção entendeu de forma diferente. Opções...
terça-feira, 4 de junho de 2013
"Falar menos e fazer mais"
A vida interna do Sporting tem sido exposta nos jornais. O clube tornou-se um vazadouro de informações pessoais para a praça pública. Toda a gente sabe quanto ganham os (alguns) jogadores. É mentira!?!?! Ainda não vi comunicado nenhum a desmentir ou alguma indignação da Direcção sobre este lavar de vida interna do clube nos jornais... Sr. Presidente, posso lhe garantir que a maioria dos Sportinguistas não gosta que os jornais sirvam de NÚNCIO para o que pretende fazer.
Hoje os Sportinguistas ficaram a saber pelo jornal abola que: "Oceano está de saída", "Barão pode entrar" e "Direcção verde e branca quer perceber se foi uma ação individual ou se representa posição da SAD do fcp". Já o record informa-nos: "Oceano dispensado de Alvalade" e "Leões dispostos a negociar Capel por 6€ milhões". No jornal ojogo temos a confirmação: "Taça não evita corte de 50% no Sporting".
A blindagem da vida interna do clube sempre foi um dos cavalos de batalha dos Sportinguistas. Nunca entendemos como no fcp tudo se sabia só depois de concretizado e no Sporting acontecia o inverso. Houve um período em que melhorarmos nesse capítulo, actualmente está tudo escarrapachado nos jornais. Ao contrário do que tem vindo a apregoar...
Bruno de Carvalho: «Que se fale menos da nossa vida interna»
LÍDER LEONINO QUER QUE DISCUTAM MAIS OS TÍTULOS
Segunda-Feira, 1 abril de 2013 | 16:45
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Esta capa aproveita a quem?
A capa do jornal record informa os sócios do Sporting que a direcção quer "despachar" o Labyad.
Porquê? A direcção do Sporting informou o record, para este informar os Sportinguistas, que o marroquino ganhou 900 mil euros esta época. E, prepara-se para ganhar 2 milhões na próxima época...
Juntamente com esta mensagem, ficamos a saber pelo record, que vários jogadores, ao saberem deste aumento salarial, reivindicaram um salário igual... Fantástico!!! Como é que o record soube destes pormenores todos?!?!?!
Com esta capa, é fragilizada a posição negocial do Sporting numa eventual transacção do Labyad!!!
Disto, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas.
Estamos a falar de um jogador que aos 17 anos já era titular do PSV.
Aos 18 anos, foi considerado um dos 50 mais promissores jogadores do futebol mundial.
Chegou ao Sporting com 19 anos e fez uma época intermitente, aliás, com a instabilidade dessa época, difícil é encontrar jogadores que tenham sido regulares neste período.
Já se falou do interesse do fcp neste jogador.
Veio para o Sporting a custo zero, apenas foram pagos ao PSV os direitos de formação.
O jogador, apesar de assediado por vários clubes europeus e nacionais quando estava no PSV a finalizar o contrato, honrou o compromisso que tinha com os responsáveis do Sporting.
Há quem receba prémios de assinatura à cabeça. Quando não se tem dinheiro para pagar à cabeça, dilui-se esse prémio pelo contrato de trabalho.
A % do passe que o Sporting detém do jogador, também fez comichão a algumas pessoas. Já a compra de 50 % do passe do Jefferson com a outra metade a ficar pertença de um fundo... tudo bem...
A mesma coisa acontece com as noticias dos jornais, se interessam, são boas e verdadeiras e toca bater forte e feito, se não interessam para os superiores interesses dos interessados: "são falsas", "mentira", "falsidades", "já não compro jornais",...
Decidam-se...
domingo, 2 de junho de 2013
Isto é o Sporting!!!
Hoje, temos duas finais!!!
Depois do brilhante jogo de ontem frente ao slb, hoje, pelas 17 horas no pavilhão municipal de Tavira, defrontamos o campeão nacional. Esta nossa equipa de andebol, foi de menos para mais, ao longo desta temporada. Terminou o campeonato em grande, apesar de só ter conseguido o terceiro lugar. Longe do investimento feito pelo rivais, esta equipa tem muita qualidade e, se os nossos responsáveis directivos forem competentes e não deixarem sair ninguém, reforçando a equipa de forma cirúrgica (basta substituir os dois estrangeiros que raramente jogam, por duas efectivas mais valias), teremos uma equipa para lutar para ganhar o campeonato da próxima época.
Hoje, o apoio de todos os Sportinguistas da região algarvia à nossa equipa, é fundamental. Num jogo que se perspectiva equilibrado, a diferença pode estar nas bancadas...
No Fundão, temos outra final. Não tem o carácter definitivo como a do andebol, no entanto, é um passo importante rumo à final. Nesta modalidade, somos a melhor equipa. Temos um treinador competente e jogadores do melhor. E, quando assim é (já pareço o nosso CR), é mais fácil ser campeão, vencedor de taças, fazer figura relevante nas competições internacionais. O Sporting nasceu para ser um clube vencedor!!! Quem não entender isto, não sabe o que é o Sporting Clube de Portugal, o maior clube desportivo português e um dos maiores do mundo!!!
Portanto, Sportinguistas da zona do Fundão, todos ao pavilhão municipal do Fundão pelas 14h00, apoiar a nossa mágica equipa rumo ao título.
PS. É importante que digam ao Sr. Vicente Moura que o Sporting é um clube desportivo que tem modalidades criadas para lutar pelos títulos onde estão inseridas em competição. O Sporting não é um clube recreativo. Não nos satisfaz, que nos digam que as modalidades não vão acabar e depois nos informem que vão fazer cortes de 50%. Forem eleitos para arranjar soluções. Se a única solução que tem em carteira é fazer cortes... estamos conversados. O Sporting Clube de Portugal teve origem para ser um dos maiores da Europa e isso faz-se com títulos. Se reduzem o já reduzido orçamento das modalidades, será utópico esperar títulos. Experimentem fazer a A1 Porto/Lisboa, sentados num Citroen competindo com um Porsche e um Ferrari...
Já tivemos dirigentes que acabaram com modalidades em prol da "austeridade", lembram-se?
Quais foram os resultados desses cortes?
Estar no Sporting Clube de Portugal não é mesma coisa que chefiar uma missão olímpica, onde ser apurado para uma final (mesmo que isso signifique ficar em ultimo), é um feito notável digno de reconhecimento presidencial.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
Subscrever:
Mensagens (Atom)